Geral
Secretaria lança ‘Lixo Zero’ e mira reciclar 1t de resíduos por mês
Programa visa incentivar a reciclagem e promover a logística reversa, devolvendo materiais aos fabricantes
Sexta-feira, 06 Dezembro de 2024 - 13:00 | Redação

A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) deu início à campanha Sead Lixo Zero, com o objetivo de conscientizar seus servidores sobre a importância do descarte adequado de resíduos sólidos. Quase uma tonelada de lixo é gerada mensalmente apenas na sede, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Nesta fase, a iniciativa tem como objetivo orientar os servidores, promover a separação adequada dos resíduos e identificar as lixeiras de forma clara, indicando, por exemplo, os locais corretos para o descarte de resíduos sólidos secos. Em etapas futuras, o programa incluirá palestras ministradas por educadores ambientais, ampliando a conscientização e o engajamento dos participantes.
A iniciativa visa não apenas reduzir o volume de resíduos gerados, mas também incentivar a reciclagem e promover a logística reversa, devolvendo materiais como cápsulas de café às empresas fabricantes. Para isso, os servidores estão sendo orientados a separar corretamente os resíduos produzidos e a seguir boas práticas de descarte no ambiente de trabalho.
Segundo a titular da Sead, Patrícia Cozzolino, a ação é uma medida essencial para promover a sustentabilidade dentro das instituições públicas e atender às legislações ambientais. “A separação dos resíduos sólidos no ambiente laboral e sua correta destinação são medidas urgentes e necessárias. A questão ambiental e a sustentabilidade devem ser prioridades em todas as instituições públicas, alinhando-se às metas de governança, integridade e práticas sustentáveis”, destacou.

O projeto, que tem caráter permanente, também pretende levar essas práticas para além do local de trabalho, incentivando os servidores a replicarem os hábitos em suas residências. “Adquirir novos hábitos e entender a problemática do lixo é fundamental para combater a cultura do descarte. A separação de itens recicláveis beneficia tanto o planeta quanto a sociedade”, reforça Cozzolino.
A servidora Célia Sampaio está disponível para esclarecer dúvidas e receber sugestões pelo telefone 3318-4155. A campanha Sead Lixo Zero é um exemplo de como instituições públicas podem contribuir para a preservação ambiental, engajando seus colaboradores em práticas sustentáveis que impactam positivamente a sociedade como um todo.
Últimas Notícias
- MS-156 - 17:32 Projeto propõe que Anel Rodoviário de Itaporã receba nome de empresário
- Bataguassu - 17:06 Agressor é preso pro quebrar celular de ex em frente aos filhos
- Nova Andradina - 16:50 Condutor morre ao bater carro novo em caminhão estacionado
- Política - 16:39 Câmara da Capital aprova moção de repúdio a Eduardo Bolsonaro
- Humanização - 16:00 Casa do Migrante fortalece acolhimento e amplia atuação humanitária em Corumbá
- Justiça - 15:50 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Operação Bloodworm - 15:22 Justiça mantém condenação de 10
- Mulheres - 15:00 Corrida Rosa 1º Mexa-se Por Elas terá foco na prevenção do câncer de mama
- Economia - 14:55 Capital consolida liderança econômica e projeta expansão com investimentos
- Embelezamento - 14:30 Guia orienta campo-grandenses sobre espécies ideais para o plantio urbano