Cultura
Lançamento do livro 'Na Trilha das Formigas' será nesta quinta-feira
Obra reúne textos atemporais e será lançado em evento drive-thru
Quarta-feira, 16 Setembro de 2020 - 17:58 | Redação

Depois de anos dedicada às salas de aula, a professora e escritora Ana Maria Bernardelli lança amanhã (17) o livro “Na Trilha das Formigas”, que reúne
diversos poemas que tratam de temas atemporais e universais, como emoções, sentimentos, dúvidas e leituras de mundo.
“Eu trabalhei como professora durante 48 anos, então não tinha tempo de parar para focar nisso. Nos poucos momentos que tinha eu ia escrevendo e guardando, brinco que são poemas de gaveta”, conta a autora.
O lançamento será realizado em formato drive-thru, a partir das 19 horas, no estacionamento da OAB. O título se relaciona com a persistência das formigas, que não desistem mediante os obstáculos que encontram no caminho.
“Sempre gostei das formigas, sempre observei o trabalho coletivo delas e sua persistência para chegar até chegar ao formigueiro. Elas não se abatem e vão em frente mesmo que o fardo seja muito maior do que seu peso”, explica Ana Maria. A natureza e seus elementos como o mar, as estrelas, a lua e as árvores aparecem como personagens dos poemas, que podem ser lidos e entendidos por qualquer apreciador de bons versos.
Outro diferencial do livro é que não são poesias românticas, mas sim indagações sérias do nosso papel no mundo, como afirma Raquel Naveira, escritora e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na apresentação da obra: “Sentimos na mulher/poeta Ana Maria Bernardelli uma
força guerreira quase viril. Não há sentimentalismos ou derramamentos nessa poesia de lutadora, de quem ‘sabe da violência humana’”.
Segundo a autora, os poemas escolhidos se dividem entre o interiorismo, quando se volta para dentro em uma autoanálise, e o exteriorismo, quando busca fazer uma leitura dos outros.
“Em ‘Na trilha das formigas’, caminhos e alvos que tecem os limites da condição humana, a interioridade subjetiva do indivíduo e o caráter substancial da vida, a força e o objeto das múltiplas interatividades que nos cercam, são sondados no recinto dos poemas, com os olhos da razão”, define Rubenio Marcelo, poeta e secretário-geral da ASL, no prefácio da obra.
Serviço - O lançamento drive-thru do livro “Na Trilha das Formigas” será
realizado amanhã, dia 17 de setembro, a partir das 19 horas no estacionamento da OAB, na Avenida Mato Grosso, 4700. A aquisição do livro será feita sem a necessidade de sair do veículo e seguindo todos os protocolos de higiene e segurança.
Últimas Notícias
- Coxim - 08:31 Mãe é levada à delegacia
- Saúde - 08:00 Pais pedem ajuda para tratamento de filha que sofre complicações da leucemia
- Trânsito - 07:32 Agetran informa interdições de ruas da Capital para o fim de semana
- Dourados - 07:15 200kg de cocaína estavam escondidos em casa em Dourados
- Programação Especial - 07:05 Prefeitura anuncia Natal dos Sonhos
- Charge - 07:00 Com 23 bebês internados, hospital precisa de doações de leite urgentemente
- Economia - 19:09 Nova lei garante validade permanente a mudanças no Imposto de Renda
- Campo Grande - 18:35 Pai é condenado a 17 anos por abusos a filha adolescente
- Terenos - 18:09 Fábrica clandestina de bebidas alcoólicas é interditada
- Saúde - 17:58 Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

