Política
Frente do Leite adia reunião e reforça debate sobre logística no estado
Nova data busca ampliar participação técnica e consolidar proposta sobre embalagens veterinárias
Quinta-feira, 23 Outubro de 2025 - 10:30 | Sandra Salvatierre

A reunião da Frente Parlamentar do Leite, coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB), inicialmente marcada para 21 de outubro, às 14h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi adiada para o dia 11 de novembro, no mesmo horário e local. A decisão visa assegurar a presença de órgãos técnicos e representantes do setor produtivo na formulação do projeto de lei que institui a logística reversa das embalagens de produtos veterinários industrializados ou manipulados, com foco em regras para coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada.
O adiamento permite aprofundar as discussões entre os integrantes da Frente e consolidar o texto da proposta legislativa. O projeto vem sendo desenvolvido a partir de uma série de reuniões técnicas que reúnem representantes do setor, entidades públicas e privadas, e especialistas em sustentabilidade, reafirmando o compromisso do grupo com a regulamentação responsável das atividades agropecuárias no Estado.
Segundo o deputado Renato Câmara, a medida representa um avanço em direção à segurança sanitária e ambiental. “A proposta busca evitar o descarte irregular de medicamentos e produtos veterinários, reduzindo riscos à saúde animal, humana e ao meio ambiente, com responsabilização solidária e operação de sistema de coleta”, destacou o parlamentar.
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) será o órgão responsável pela supervisão do processo. A criação de um Plano de Logística Reversa (PLR) passará a ser requisito para o licenciamento ambiental das empresas envolvidas. O encontro contará também com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Sistema de Licenciamento Ambiental (Silems), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), além de prefeitos da bacia leiteira e associações de produtores.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 13:50 Governo de MS lança licitação para modernizar 673 km de rodovias
- Justiça - 13:32 Câmara valida nova regra para suspender visitas de pais agressores aos filhos
- Campo Grande - 13:00 Halloween do Pátio será no dia 1º
- Educação - 12:19 Dourados abre inscrições para Concurso de Remoção na rede municipal
- Nova Andradina - 11:54 Pavimentação da Estrada Municipal NA-18 em Nova Andradina
- Educação - 11:30 UEMS abre inscrições para transferência externa em cursos presenciais de graduação
- Saúde - 11:00 Três Lagoas amplia distribuição de novos preservativos pelo SUS
- Vegetação - 10:55 MPMS fiscaliza cumprimento de TAC para recuperar áreas degradadas em Ponta Porã
- Pecuária - 10:30 Frente do Leite adia reunião e reforça debate sobre logística no estado
- Maternidade Cândido Mariano - 10:10 Morte de bebê completa uma semana