Política
Audiência pública discute rumos da saúde mental na Capital
A audiência contará com a palestra da psicóloga, professora e doutora em Saúde Mental, Anitta Guazeli, referência nacional na luta antimanicomial
Segunda-feira, 23 Junho de 2025 - 09:25 | Redação

A audiência Pública "Entre o cuidado e o controle: Qual saúde mental queremos?", será realizada nesta segunda-feira, dia 23 de junho, às 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, em Campo Grande.
O debate tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva sobre os rumos da polícia de saúde mental na cidade, diante dos desafios que se colocam entre as práticas de cuidado em liberdade e os dispositivos de controle, isolamento e medicalização excessiva.
Depois da aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/2001) com mais de 20 anos, que garante o direito ao cuidado em liberdade, o debate se torna urgente frente aos retrocessos nas políticas públicas, às dificuldades na efetivação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e à permanência do modelo manicomial, que persiste sob novas roupagens.
Segundo a vereadora Luiza (PT), presidente da Comissão Permanecente de Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande:
“Precisamos discutir que saúde mental queremos para Campo Grande e para o Brasil: uma que fortaleça o cuidado, a liberdade, a inclusão e os direitos humanos, ou uma que siga reforçando o controle, a segregação e a violação de direitos”, destaca a vereadora Luiza.
A audiência contará com a palestra da psicóloga, professora e doutora em Saúde Mental, Anitta Guazeli, referência nacional na luta antimanicomial e na defesa de políticas públicas de cuidado em liberdade.
Serão ouvidos profissionais da saúde, gestores, usuários dos serviços, movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos humanos e a sociedade civil, com o intuito de construir propostas para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e garantir uma política de saúde mental baseada na dignidade, na liberdade e nos direitos humanos.
Confira a transmissão ao vivo, via YouTube da Câmara Municipal de Campo Grande, clicando aqui.

Últimas Notícias
- Saúde - 12:15 MS avança na prevenção de doenças com vitamina A para crianças
- Furto de veículos - 11:47 Três caminhonetes furtadas são abandonadas e recuperadas
- Economia - 11:30 Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR
- Operação Hécate - 11:10 Policia deflagra operação contra membros do PCC
- 'Chefinho' atrás das grades - 10:45 Chefe do tráfico é preso com grande quantidade de crack em Maracaju
- Saúde - 10:35 MS Vacina Mais Dengue aplica 156 mil doses e avança na cobertura vacinal
- Saúde - 10:10 Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
- Queda nas temperaturas - 09:42 Sul-Mato-Grossenses tiram os casacos do armário com avanço de frente fria
- Saúde Mental - 09:25 Audiência pública discute rumos da saúde mental na Capital
- Jockey Clube - 09:10 Homem é agredido com golpes de pá no Jockey Clube