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Hospital público distribui papelão para pacientes se abanarem no calor intenso

"Sem ar, sem ventilador, sem janela", relata paciente, segundo a qual sensação térmica é de 44ºC

Sexta-feira, 17 Outubro de 2025 - 16:51 | Redação


Hospital público distribui papelão para pacientes se abanarem no calor intenso
Paciente se abana com papelão fornecido pela unidade hospitalar (Foto: Reprodução)

Pacientes internados no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande (MS), e familiares denunciam as condições precárias de atendimento na unidade. Os relatos são de sensação térmica de cerca de 44ºC em alguns setores, como pronto atendimento e área vermelha, e falta de estrutura para resolver ou amenizar o problema.

"Sem ar, sem ventilador, sem janela", relatou uma paciente. Como forma de tentar refrescar o calor, o hospital distribuiu pedaços de papelão para os pacientes se abanarem. Tal atitude, só fez a polêmica aumentar, visto que imagens de vídeos e fotos dos pacientes usando os papelões estão circulando em aplicativos de mensagens.

Assista um dos vídeos abaixo:

Nas imagens, é possível ver que o hospital está cheio. Algumas salas estariam abrigando cerca de 18 pacientes ou mais. Ainda segundo relatos, houve paciente que entrou em parada cardiorrespiratória e os trabalhadores da unidade se esforçaram em exercícios de reanimação, que duraram mais de 20 minutos, sem nenhuma ventilação.  O Hospital Regional, localizado no Conjunto Aero Rancho, na Capital, é de responsabilidade do Governo do Estado.

Outro lado - O Diário Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa do hospital questionando todos os pontos de reclamação que chegaram à redação.  A informação repassada é a de que a placa eletrônica do ar-condicionado central está danificada, o que impede o funcionamento adequado do sistema. O hospital afirma ainda que está tomando todas as medidas para garantir o bem-estar dos pacientes. 

Leia abaixo na íntegra a resposta encaminhada pela assessoria:

“A placa eletrônica do ar-condicionado central que atende ao PAM (Pronto Atendimento Médico) está danificada, o que impede o funcionamento adequado do sistema. Uma nova placa já foi adquirida, diretamente da fábrica, e a previsão é que seja entregue até o início da próxima semana. O hospital esclarece que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir o bem-estar e a segurança dos pacientes.”

Confira a galeria de imagens:

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