• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Política

ALEMS empossa membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo

Grupo coordenado pelo deputado Renato Câmara é o primeiro do País dedicado ao fortalecimento e à modernização do setor varejista e de serviços

Domingo, 16 Novembro de 2025 - 17:17 | Sandra Salvatierre


ALEMS empossa membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo
A iniciativa foi proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Casa de Leis e coordenador do grupo de trabalho, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS). (Foto: Luciana Nassar).

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) viveu um momento histórico na sessão plenária de quarta-feira (12), com a cerimônia de posse dos membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços.

A solenidade, realizada no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, marcou a criação da primeira frente parlamentar do Brasil voltada ao tema. A iniciativa foi proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Casa de Leis e coordenador do grupo de trabalho, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS).

 

A força do varejo no Estado

Renato Câmara destacou a relevância da Frente para aproximar o Parlamento de um dos setores que mais geram empregos em Mato Grosso do Sul.

“Isso nos traz a oportunidade de a Casa de Leis se aproximar desse segmento que representa 65% da mão de obra empregada em nosso Estado. Estaremos juntos discutindo encaminhamentos e propostas que fortaleçam o comércio e os serviços locais”, afirmou o parlamentar.

O deputado ressaltou ainda a importância do diálogo com a sociedade civil.

“Teremos um ambiente novo, que proporcionará ações para implementar políticas públicas. O debate fica mais rico e participativo com a presença da sociedade. Nosso compromisso é trabalhar pelo coletivo, com esperança e propósito”, concluiu.

 

Reconhecimento e expectativas

O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), membro da Frente, elogiou a iniciativa.

“O varejo tem dado uma grande contribuição para o Estado. Essas frentes parlamentares são fundamentais, especialmente neste momento de Reforma Tributária, para garantir políticas públicas justas para o trabalhador”, pontuou.

A presidente da FCDL-MS, Inês Santiago, enfatizou o caráter histórico da criação da Frente e do reconhecimento do setor.

“Hoje Mato Grosso do Sul escreve um novo capítulo em sua história econômica e social. Além da posse, também foi sancionada a lei que institui o Dia Estadual do Varejista. O varejo é o coração que irriga riqueza e oportunidades em todos os municípios. Este ato representa reconhecimento e esperança no futuro”, destacou.

 

Composição e objetivos

Instituída pelo Ato nº 90/2024, a Frente Parlamentar reúne parlamentares, empresários e entidades representativas do comércio e dos serviços. O grupo promoverá reuniões, seminários e audiências públicas, com o objetivo de:

debater demandas do setor;

subsidiar projetos legislativos com dados técnicos e estatísticos;

articular melhorias junto ao Governo do Estado;

valorizar profissionais do varejo;

e buscar investimentos em modernização e infraestrutura para o desenvolvimento do setor.

Além de Renato Câmara, coordenador, integram a Frente os deputados Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Gerson Claro (PP), Gleice Jane (PT), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (sem partido), Mara Caseiro (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Roberto Hashioka (União Brasil).

 

Representação do setor

Assinaram o termo de posse o presidente da Abrasel-MS, João Francisco Fornari Denardi; o vice-presidente de expansão da Amas-MS, Eder Luis de Oliveira; e o diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, representando a Aena Brasil, Usiel Paulo Vieira.

Também participaram representantes do Sindicato Rural, da Fundtur-MS, da Semadesc e do Setlog-MS, entre outras entidades ligadas ao comércio, turismo e transporte.

 

Emprego e renda

O setor de comércio e serviços é o maior empregador de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Estado encerrou setembro com 158.700 postos formais no comércio e 271.280 nos serviços — juntos, mais de 430 mil empregos com carteira assinada, reforçando a importância econômica e social do setor varejista para o desenvolvimento sul-mato-grossense.

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  campo-grande  alems  varejo