Polícia
Polícia prende um dos maiores receptadores de joias da Capital
"Velho do Ouro" foi preso com aparelhos celulares, joias de ouro e munições no bairro Varandas
Quarta-feira, 26 Abril de 2023 - 16:30 | Marina Romualdo

Um comerciante, de 62 anos, foi preso nesta quarta-feira, 26 de Abril, suspeito de ser um dos maiores receptadores de joias de ouro de origem criminosa, no bairro Varandas, em Campo Grande (MS). Foram apreendidos aparelhos celulares, joias de ouro, diversos relógios e petrechos da prática de ourives.
O alvo da operação que é natural de Rio de Janeiro, conhecido como "Velho do ouro" ou "Carioca", é o dono de um pequeno comércio e já era investigado pela Delegacia Especializada em Repreensão a Roubos e Furtos (DERF) há mais de um ano. Porém, só foi completamente identificado há cerca de seis meses.
A identificação ocorreu quando foi deletado por ladrões de joias de ouro, que foram presos em operações relacionadas a furtos e roubos em residências, da Capital. As investigações descortinaram a atuação continuada do “Velho do ouro”.

De acordo com os autores de roubos e furtos em casas que foram presos pela DERF, o comerciante era o primeiro a ser acionado após os crimes. Ele encontrava os ladrões em postos de gasolina para testar e avaliar o ouro subtraído, pagando em espécie valor bem abaixo do mercado formal.
Já nesta quarta-feira (26), a equipe policial realizou buscas autorizadas pela Justiça na casa e no comércio do investigado e apreendeu diversos objetos que irão instruir as investigações, bem como serão analisados para saber se pertencem a alguma das vítimas. Além disso, foram localizadas oito munições do calibre .38.
O suspeito foi preso em flagrante pela prática do crime de posse irregular de munições. Durante o depoimento, ele alegou atuar informalmente como ourives e confirmou ter adquirido cerca de R$ 20 mil em ouro de um criminoso já indiciado pela DERF.
(Vídeo: Divulgação/PCMS)
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis