• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Covid-19

Governo faz “Dia D” para imunizar estudantes na próxima terça-feira

Estudantes de 12 anos ou mais sem vacina contra Covid-19 são alvos da campanha

(Foto: Divulgação/ Portal do MS)

O Governo do Estado realiza no próximo dia 7 de dezembro a ‘Campanha Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!’, com objetivo de aplicar a vacina contra Covid-19 em alunos das redes públicas e privadas de ensino, dos 79 municípios do Estado.

A estimativa é de que cerca de 53.995 (21,91%) alunos a partir de 12 anos ainda não tomaram a primeira dose de vacina da Covid-19 e 120.603 (48,94%) dos estudantes não voltaram para tomar a segunda dose de vacina. A população vacinável de adolescente é de 246.441.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa destes alunos. “Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”.

Para a realização desta campanha, cada um dos municípios poderá indicar uma ou mais escolas que funcionará como polo base para a imunização dos adolescentes contra a Covid-19, além de disponibilizar equipes para a vacinação. Em Campo Grande, por exemplo, a Escola Estadual Joaquim Murtinho será o ponto focal para a imunização dos adolescentes das redes privadas e públicas de ensino.

Os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal. No caso em que o adolescente comparecer desacompanhado, será exigido, além de um dos documentos mencionados, a apresentação do Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsável legal. O Termo de Autorização poderá ser retirado junto à Secretaria de Estado de Educação.

Dia D

Para a realização do Dia D, cabe à Secretaria de Estado de Saúde disponibilizar às secretarias Municipais de Saúde, por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, imunizantes Pfizer, mediante demanda dos municípios. Realizar o balanço final do evento do quantitativo de doses aplicadas em adolescentes, no período de 29 de novembro a 06 de dezembro, bem como do dia “D” da vacinação em estudantes (07 de dezembro).

Quanto a Secretaria de Estado de Educação, cabe desenvolver atividades pedagógicas que visem promover a temática no espaço escolar, de conscientização da importância da vacinação contra a Covid-19, no período de 29 de novembro a 06 de dezembro, em todos os períodos de aula, na rede de ensino privada, municipal e estadual.  Além de orientar os estudantes sobre as exigências necessárias para ser vacinado.

(Com informações do Governo do Estado)