Plantão Saúde
Testes de Covid-19 estão disponíveis em 74 unidades de saúde de Campo Grande
Serviço fica disponível gratuitamente até as 16h30 em diversas unidades básicas e de saúde da família
Terça-feira, 03 Janeiro de 2023 - 10:51 | Redação

Os testes para detecção da Covid-19 estão disponíveis em Campo Grande nas 74 unidades básicas e de saúde da família distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Aos sábados e feriados, o serviço fica disponível somente nas unidades de plantão referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Para orientar o usuário sobre onde buscar atendimento, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência. (Clique aqui). Abaixo a relação de unidades e horários para realização dos testes até o dia 06 de janeiro.
O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O paciente sintomático conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A procura por testes de Covid-19 na Rede Municipal de Saúde teve um aumento a partir do mês de novembro de 2022. A média atual é de 200 testes realizados por dia. Em 2022, foram confirmados 93,6 mil casos e 478 óbitos provocados pela Covid-19 em Campo Grande, conforme boletim epidemiológico do último dia 21 de dezembro.
Prevenção - A Sesau reforça as orientações à população sobre os cuidados e formas de prevenção à Covid-19. No período pós festas de confraternizações, o número de casos da infecção tende a subir em razão do crescimento de aglomerações.
É necessário ainda mais atenção quanto às formas de prevenção do vírus. A higiene pessoal e etiqueta respiratória, associada à vacinação, continuam sendo as principais formas de evitar o contágio pelo coronavírus.
Seguindo também as orientações da Prefeitura Municipal quanto ao uso de máscaras, quem apresentar sintomas respiratórios, como coriza e tosse, por exemplo, deve retomar o uso do equipamento de proteção individual.
Cobertura Vacinal - Outro aliado de grande valor no combate à infecção, é a vacinação, que além de prevenir a contaminação pelo vírus, faz com que, quem ainda assim seja infectado tenha sintomas leves, não sendo necessário que suporte hospitalar. Atualmente, a Capital conta com mais de 80% de sua população com o esquema vacinal completo. O calendário pode ser conferido neste site.
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 13:06 Vereador pede reabertura de farmácia em UPA da Capital
- Esporte - 12:41 Com nova cobertura, Ginásio Guanandizão volta a sediar grandes eventos
- Economia - 12:39 Saiba quais gastos de final de ano mais endividam os brasileiros
- Oportunidades - 12:12 Inscrições em cursos Proeja com bolsas são prorrogadas
- Leitura - 11:59 Gibiteca recebe declaração de Utilidade Pública Estadual
- Ensino Rural - 11:39 Escola agrícola da Capital ganha computadores para atender alunos
- Educação - 11:15 Comissão debate proteção de dados e publicidade digital para crianças
- Nova chance - 10:55 Ação leva oferta de trabalho a egressos do sistema prisional
- Saúde - 10:26 Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção
- Operação Suceccione - 10:10 Presos passam por audiência de custódia