Plantão Saúde
Unidades de saúde ampliam horário de realização de testes de Covid-19
Na USF do Tiradentes, testagem podem ser realizada até as 21h
Quinta-feira, 12 Janeiro de 2023 - 10:03 | Victória de Oliveira

As unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande estabeleceram novos horários para realização da testagem de Covid-19. O funcionamento foi ampliado em cerca de 1h em mais de 10 pontos de testagem da capital. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Tiradentes, o atendimento se estende até às 21h.
Até a última semana, as unidades estavam realizando o teste em horário especial, em razão do período de recesso dos servidores. Desde segunda-feira (09) o horário de atendimento foi readequado tendo, inclusive, algumas unidades ampliado o período para realização da testagem. Mais de 10 unidades disponibilizam o teste de 7h30 às 18h30, sem intervalo para o almoço.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o serviço é disponibilizado nas 74 UBSs e USFs distribuídas nas sete regiões urbanas e distritos do Município de maneira gratuita e por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Aos sábados e feriados, a testagem acontece somente nas unidades de plantão referenciadas.
Para orientar o usuário sobre onde buscar atendimento, a Sesau disponibiliza uma plataforma onde é possível localizar a unidade de saúde mais próxima. Basta digitar o CEP ou endereço de residência.

(FoQuem pode testar - O teste é recomendado para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e dor de cabeça. No caso do teste de antígeno, o resultado fica disponível em no máximo 20 minutos. Quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O paciente sintomático conta ainda com o serviço de Teleantedimento da Sesau, onde ele pode entrar em contato pelo número 2020-2170 e receber orientações de um profissional sobre as medidas de prevenção e onde buscar atendimento, caso seja necessário. O serviço funciona diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Covid em MS - Boletim Epidemiológico divulgado na última terça-feira, 10, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), indica que em uma semana, o estado registrou 2.887 resultados positivos para a doença, com uma média diária de mais de 412 casos confirmados. Durante a pandemia, o número total de registros em MS é 599.285.
Segundo o registro, Mato Grosso do Sul perdeu 20 vidas para a Covid-19 em uma semana. Uma mulher, de 33 anos, sem registro de comorbidades e residente de Sidrolândia, é um dos óbitos. A SES reforça que o número de mortes é acumulado de outros períodos
Últimas Notícias
- Tentativa de Homicídio - 18:10 Adolescente envolvido em tentativa de homicídio é apreendido no bairro Noroeste
- Dourados - 17:50 Mulher é agredida pelo marido após recusar relação sexual
- Operação “Fingerprint” - 17:32 PF deflagra operação contra furto em agência dos Correios em MS
- Sabedoria Ancestral - 17:12 Mentora e jornalista da Capital, Ellen Genaro leva mulheres à jornada transformadora na Irlanda
- Saúde Pública - 17:00 Unidades de saúde com horário ampliado
- Operação - 16:50 Dia do Trabalho 2025: PRF intensifica fiscalizações nas rodovias durante o feriado
- Operação "Argos" - 16:40 Suspeito morre durante operação contra tráfico de drogas no interior de MS
- Capitán Bado - 16:25 Polícia investiga morte de bebê de 8 meses por estrangulamento
- Acidente de Trânsito - 16:10 Trabalhador morre após ônibus com 40 passageiros cair de ponte na MS-436
- Investigação - 15:53 Polícia Civil procura por suspeito de homicídio qualificado em Naviraí