• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Plantão Saúde

‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional

Neste ano, Campanha ‘Janeiro Branco’ traz o tema ‘A vida pede equilíbrio!’

Domingo, 15 Janeiro de 2023 - 17:34 | Redação


‘Janeiro Branco’ discute importância de estar em dia com saúde mental e emocional
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Janeiro é o mês conhecido por colocar em prática todas as promessas idealizadas e fazer uma profunda reflexão sobre a vida, além de traçar novos caminhos fixando metas para conquistar os objetivos. Para realização destas conquistas, a Campanha ‘Janeiro Branco’ surge com objetivo de ajudar as pessoas a manter a saúde mental e emocional em dia.

Para este ano, a Campanha ‘Janeiro Branco’ traz o tema ‘A vida pede equilíbrio!’ onde sugere a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento mental. O foco não é a doença e sim em como ter uma vida que seja com menos sofrimento e as diversas maneiras de evitar o agravo.

Antenada a esta questão, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) oferece capacitação junto aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios onde a ação acontece o ano inteiro.

A RAPS atua de acordo com as especificidades de cada município para que os mesmos estejam atentos a importância de promover a saúde mental e prevenir o adoecimento, tendo em vista atender às necessidades dos usuários, a transformação do ambiente e das relações no interior da comunidade.

É o que explica a Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES, Daianny Garcia do Nascimento, quanto a necessidade de se trabalhar a temática sob o olhar de prevenção, da promoção de janeiro a janeiro e não somente a doença. “Saúde mental não é o adoecimento mental, saúde mental é promoção de qualidade de vida, é você prevenir o adoecimento que é a depressão, a ansiedade ou qualquer outro problema”.

Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e se abrem na vida das pessoas. “Vem de um movimento de reflexão do que passou e do que quer fazer. Reflexão do que veio e do que quer para frente. O grande desafio dessa época do ano é lembrar de fazer a saúde mental de outras formas, que não é só, por exemplo, a psicoterapia ou medicação, é poder produzir um estilo de vida que seja mais saudável para a mente e não necessariamente só tratar de sintomas. É lembrar que é uma vida boa que proporciona uma boa saúde mental”, comenta o psicólogo da SES, Everton Stringheta Junior.

Criar o hábito de não acumular muitas funções, realizar a prática de exercício físico, ter uma alimentação saudável e equilibrada, noites de sono regulares e até mesmo ter alguns momentos de ócio ajudam a manter uma boa saúde mental. “O segredo é saber equilibrar todas as áreas para garantir adequadas saúde mental e emocional em sua vida e na vida de todos ao seu redor”, diz Daianny.

As mudanças que ocorrem nesta época do ano também devem ser observadas nas crianças, principalmente, com a ida para uma escola nova, a chegada de novos amigos e professores. “O grande foco do ‘Janeiro Branco’ é a gente buscar essa organização de vida, com qualidade entre família, trabalho, atividade física, lazer, momentos de ócio, desacelerar, saber entender que tudo isso é importante”, finaliza Daianny.

Por que Janeiro Branco? - Aproveitando a simbologia e cultura, a escolha de janeiro, primeiro mês do ano, deve-se ao fato de as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, suas relações sociais e também em suas emoções.

E a cor branca representa uma página ou uma tela em branco, onde as pessoas são inspiradas a escreverem suas próprias histórias, um novo começo. Por isso, ‘Janeiro Branco’.

A campanha ‘Janeiro Branco’ é uma forma de construir, fortalecer e disseminar a cultura da saúde mental e emocional. O bem-estar emocional e a qualidade emocional de vida são preciosas em todas as fases da vida, do nascer ao envelhecer. Quem cuida da mente, cuida da vida.

(Com informações da SES)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  brasil  saude-mental  janeiro-branco  emocional