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“O comerciário de ontem, é o comerciante de hoje”, diz empresária

Em menção à data comemorativa, Leni Fernandes dá dicas aos profissionais que trabalham no comércio

Sábado, 30 Outubro de 2021 - 09:20 | Redação


“O comerciário de ontem, é o comerciante de hoje”, diz empresária
(Foto: Larissa Caroline)

Em comemoração ao Dia do Comerciário, celebrado neste sábado, 30 de outubro, a empresária Leni Fernandes deu dicas aos profissionais que trabalham em empreendimentos comerciais, durante entrevista concedida ao programa Noticidade Primeira Edição da Rádio Cidade FM 97.

O comerciário é a pessoa que trabalha no comércio, seja como vendedor, caixa, promotor, estoquista ou gerente, já o comerciante é o dono do estabelecimento comercial, são os donos de lojas. “O comerciário de ontem, é o comerciante de hoje. O perfil do comerciário tem que ser inovador, porque o cliente, hoje, é exigente, realmente sabe o que quer. O cliente está seletivo, então, tem que inovar”, afirma.

Segundo a empresária, para que o comerciário tenha sucesso n área é necessário vestir a “camisa da empresa” e assumir uma postura proativa. “Tem que fazer a diferença, pensar como dono, ter relacionamentos, fazer uma clientela, porque eu já fui comerciária. Eu trabalhei muitos anos em lojas. Eu trabalhei no banco, e até hoje os meus clientes do banco são meus clientes de joias, porque o cliente de sapato é o cliente de roupa, é o cliente de joia, é o cliente da comida. É o mesmo cliente, então se você tem um bom relacionamento, não tem como dá errado”, explica.  E acrescenta que “o comerciário tem que pensar que um dia ele vai ser um comerciante, e ele tem que trabalhar para isso”, ressalta.

“A venda tem três etapas, o antes, o durante e a pós-venda. Tem muitas pessoas que não fazem uma pós-venda, por medo da pessoa reclamar. Não tenha medo! Você não vendeu um produto bom, de qualidade?  Ligue para ele porque daí ele vai indicar outras pessoas até a sua empresa. E é isso que eu uso nas minhas empresas, é a pós-venda que é muito importante”, disse.

Leni Fernandes reforçou ainda algumas atitudes necessárias que o comerciário (a) deve ter. “Pense grande. Pense que você vai ser um dia comerciante, aja, aprenda, faça a diferença onde você estiver. Lute, faça marketing da sua pessoa, se imponha, faça a diferença, pense sempre em servir ao seu cliente, esse pensamento de servir é maravilhoso e outra coisa, a perseverança, a ética. Você agir com ética, com transparência com seu cliente é certeza do sucesso. E esse é meu segredo do sucesso”, pontuou.

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