Geral
MEC diz que resolveu falha do Fies e prorroga prazo pela 3ª vez
Sexta-feira, 05 Abril de 2019 - 12:25 | Redação
O Ministério da Educação prorrogou, nesta quinta-feira, dia 04 de abril, o prazo para os estudantes já selecionados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), na modalidade Fies, validarem sua inscrição junto às faculdades e universidades privadas. O MEC também disse que "foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária".
Essa é a terceira vez que o prazo é prorrogado. Mas, em nota divulgada na segunda-feira (1º) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Jornal Nacional, o fundo ressaltou que casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.
Nesta quinta, Luiz Blumm, diretor de gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, afirmou, segundo a nota do MEC, que as instituições não precisam cobrar mensalidade dos estudantes enquanto o contrato não é assinado.
"Não há motivo de preocupação nem de cobrança dos estudantes por parte das instituições", afirmou Blumm, do FNDE. "Após a contratação, as instituições serão ressarcidas retroativamente. O prazo foi estendido até o dia 12 para que todos os alunos tenham a validação completa."
Segundo o MEC, os estudantes foram informados sobre os novos prazos por e-mail e SMS. Mas Blumm advertiu que cabe a cada aluno fazer a "contratação adequada com o Fies".
"O estudante tem que ter consciência de que, se ele não tem a contratação adequada com o Fies, ele se matriculou e assistiu às aulas, terá que fazer o ressarcimento à instituição", disse Blumm.
Financiamento a juro zero
O Fies é o programa do MEC que oferece contratos de financiamento estudantil para universitários em instituições particulares. Neste semestre, foram oferecidas 100 mil vagas de financiamento com juro zero pela modalidade Fies do programa.
A chamada única foi divulgada em 25 de fevereiro, e candidatos estão sendo convocados pelas vagas remanescentes da lista de espera até 10 de abril.
Uma vez que um candidato é selecionado pela lista, ele tem até cinco dias úteis para apresentar a documentação exigida para participar do programa e concluir o processo de validação da inscrição.
"A partir do momento da validação das informações, o MEC tem três dias úteis para repassar as informações dos estudantes às instituições bancárias. A partir daí começa a contar o prazo de 10 dias para que o estudante faça a contratação do financiamento junto ao banco", explicou a pasta.
Estudantes que dependem do Fies ainda não conseguiram começar a estudar
Últimas Notícias
- Humanização - 16:00 Casa do Migrante fortalece acolhimento e amplia atuação humanitária em Corumbá
- Operação Bloodworm - 15:22 Justiça mantém condenação de 10
- Justiça - 15:12 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Mulheres - 15:00 Corrida Rosa 1º Mexa-se Por Elas terá foco na prevenção do câncer de mama
- Economia - 14:55 Capital consolida liderança econômica e projeta expansão com investimentos
- Economia - 14:30 Exportações de industrializados de MS atingem recorde histórico
- Embelezamento - 14:30 Guia orienta campo-grandenses sobre espécies ideais para o plantio urbano
- Internacionalização - 14:00 Empresárias de MS ampliam horizontes em missão técnica a Portugal
- Carne Sustentavel - 13:50 Bônus garante até 187 dias de suplementação e impulsiona pecuária no Pantanal
- Moradia - 13:30 Terceira edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta-feira