Geral
Empresárias de MS ampliam horizontes em missão técnica a Portugal
Delegação feminina do Sebrae/MS busca fortalecer laços comerciais e oportunidades de expansão na Europa
Quinta-feira, 16 Outubro de 2025 - 14:00 | Sandra Salvatierre

Com o objetivo de impulsionar a internacionalização de pequenos negócios e ampliar as conexões comerciais entre Brasil e Europa, o Sebrae/MS promove, neste mês de outubro, uma missão técnica a Portugal, reunindo 16 empresárias de Mato Grosso do Sul em uma intensa agenda de intercâmbio e aprendizado.
O Sebrae/MS realiza, em outubro, uma missão internacional ao país europeu, com uma delegação composta por empresárias de Mato Grosso do Sul. Portugal e Brasil compartilham mais do que o idioma: mantêm uma histórica relação comercial que, especialmente na última década, vem se fortalecendo por meio da expansão das exportações, da diversificação das cadeias produtivas e da assinatura de novos acordos bilaterais. Essa dinâmica reforça o potencial de crescimento para pequenos negócios brasileiros e portugueses, criando um ambiente favorável ao empreendedorismo.
A comitiva técnica é formada por 16 empresárias de diferentes segmentos, como vestuário, alimentação, artesanato, acessórios e turismo. Entre os dias 11 e 17 de outubro, as empreendedoras participam de uma programação intensa nas cidades de Lisboa, Óbidos e Porto.
Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, Portugal é um parceiro estratégico para a internacionalização de empresas brasileiras na Europa, atuando como uma plataforma de entrada para o mercado europeu.
“O Sebrae, há mais de 10 anos, tem sido referência em empreendedorismo feminino. Agora, buscamos fortalecer as ações de internacionalização, um aspecto fundamental para o crescimento dos negócios. Sabemos que é o momento de investir no potencial das nossas empreendedoras, para que possam expandir seus empreendimentos. A missão para Portugal reforça esse trabalho, criando oportunidades de aceleração, acesso a novos mercados e apoio técnico”, pontua Amarilha.
A programação inclui visitas institucionais à Embaixada do Brasil, a escolas de negócios, universidades e instituições como a Casa Brasil, plataforma da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) que promove oportunidades, produtos e a imagem do Brasil em território português. Além disso, estão previstos painéis, encontros entre empresárias brasileiras e portuguesas, apresentações de produtos e serviços, além de atividades culturais — reforçando o estreitamento das relações e a troca de experiências.
Uma das participantes da missão é a empresária Bruna Coelho, à frente da marca Amodadabru Pijamas e Cia, especializada em pijamas e peças de vestuário. Com lojas em Porto Murtinho e Campo Grande, Bruna já integrou outras iniciativas do Sebrae/MS, como a primeira missão internacional voltada a mulheres empreendedoras, realizada em 2024 no Chile. Na ocasião, apresentou uma coleção inspirada na cultura local, com estampas baseadas no guerreiro de Tarapacá, figura do folclore chileno, que fez grande sucesso.
Para a missão em Portugal, Bruna desenvolveu uma nova coleção com estampas que representam a identidade cultural, a fauna e a flora de Mato Grosso do Sul.
“Costumo dizer que estampo sonhos em pijamas. Por isso, trouxe estampas com a arara-azul, os ipês e a flor do rio Camalote, que é especial para mim, pois é onde está sendo construída a ponte de Porto Murtinho, que fará a ligação com a Rota Bioceânica. Sempre digo que, com o apoio certo, tudo é possível. Comecei vendendo na mala e, com o Sebrae, hoje estou alcançando o mundo”, afirma.

Segundo a empresária, os resultados já começaram a surgir durante a missão, com a abertura de contatos comerciais, incluindo uma possível parceria com uma empreendedora de Milão (Itália).
“A missão nos projeta à porta de entrada da Europa, sendo Portugal um mercado aquecido e cheio de possibilidades. No primeiro evento já tive o êxito de conectar com uma empresária da moda, abrindo a oportunidade de levar os pijamas da marca ‘Amodadabru’ para Milão”, finaliza.
A missão técnica a Portugal reforça o papel do Sebrae/MS como promotor do empreendedorismo feminino e da internacionalização de pequenos negócios. Ao conectar empresárias sul-mato-grossenses a novos mercados, a instituição fortalece pontes entre continentes, transformando experiências locais em oportunidades globais.
Últimas Notícias
- Humanização - 16:00 Casa do Migrante fortalece acolhimento e amplia atuação humanitária em Corumbá
- Operação Bloodworm - 15:22 Justiça mantém condenação de 10
- Justiça - 15:12 Pequenas cobranças indevidas não configuram dano moral, reafirma TJMS
- Mulheres - 15:00 Corrida Rosa 1º Mexa-se Por Elas terá foco na prevenção do câncer de mama
- Economia - 14:55 Capital consolida liderança econômica e projeta expansão com investimentos
- Economia - 14:30 Exportações de industrializados de MS atingem recorde histórico
- Embelezamento - 14:30 Guia orienta campo-grandenses sobre espécies ideais para o plantio urbano
- Internacionalização - 14:00 Empresárias de MS ampliam horizontes em missão técnica a Portugal
- Carne Sustentavel - 13:50 Bônus garante até 187 dias de suplementação e impulsiona pecuária no Pantanal
- Moradia - 13:30 Terceira edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta-feira