Geral
Diretores das Emeis da Capital participam de formação sobre gestão escolar
Diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão
Sexta-feira, 27 Outubro de 2023 - 12:57 | Gabriel Telê Santana

Os 106 diretores das Emeis (Escolas de Educação Infantil) de Campo Grande, participam de formação continuada sobre gestão escolar, na manhã desta quarta-feira (25). O encontro ocorreu no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Periodicamente, os diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão e o compromisso com a educação.
Segundo a superintendente da Sugenor (Superintendência de Gestão e Normas), Clarice Cassol, a formação tem o tema sobre direção escolar na função administradora dos processos pedagógicos e administrativos da escola. “Falamos sobre legislação educacional, lideranças e competências do gestor. A formação é contínua, o diretor precisa estar atualizado e a liderança precisa estar sempre bem engajada”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, ressalta que não existe na educação situação melhor que a formação continuada. “Cada vez que eu estudo algo eu vejo o quanto preciso aprender, constantemente. Isso tem que vir com os princípios da liderança, estamos trabalhando de forma efetiva o desenho universal da aprendizagem”.
Argemiro Leite é diretor na Emei Indubrasil, que tem 288 alunos. Ele considera a formação importante para atualização. “Com as formações, nós diretores conseguimos nos organizar na questão de lidar com gestão de pessoas, pedagógicas e a troca de experiências com os colegas é importante também”.

A diretora da Emei Maria Josefina Bezerra Xavier, Eliana Aparecida Felipin, afirma que os encontros promovidos pela Semed contribuem na troca de ideias entre diretores. “Escola não tem rotina e a formação refrigera nossas ideias na direção escolar. É bom para alinhar o nosso trabalho”.

Conforme a diretora Nahlu Borges, da Emei Nilda de Almeida Coelho, que conta com 380 alunos matriculados, a formação colabora para troca de experiências. “Os temas são muito importantes para nos atualizar sobre gestão, processos, liderança, mas a troca de experiências com os colegas é legal, porque podemos implementar algo na Emei que seja sucesso em outra unidade”.

Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060