Geral
Diretores das Emeis da Capital participam de formação sobre gestão escolar
Diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão
Sexta-feira, 27 Outubro de 2023 - 12:57 | Gabriel Telê Santana

Os 106 diretores das Emeis (Escolas de Educação Infantil) de Campo Grande, participam de formação continuada sobre gestão escolar, na manhã desta quarta-feira (25). O encontro ocorreu no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Periodicamente, os diretores se encontraram para formação e o tema desta vez, foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão e o compromisso com a educação.
Segundo a superintendente da Sugenor (Superintendência de Gestão e Normas), Clarice Cassol, a formação tem o tema sobre direção escolar na função administradora dos processos pedagógicos e administrativos da escola. “Falamos sobre legislação educacional, lideranças e competências do gestor. A formação é contínua, o diretor precisa estar atualizado e a liderança precisa estar sempre bem engajada”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, ressalta que não existe na educação situação melhor que a formação continuada. “Cada vez que eu estudo algo eu vejo o quanto preciso aprender, constantemente. Isso tem que vir com os princípios da liderança, estamos trabalhando de forma efetiva o desenho universal da aprendizagem”.
Argemiro Leite é diretor na Emei Indubrasil, que tem 288 alunos. Ele considera a formação importante para atualização. “Com as formações, nós diretores conseguimos nos organizar na questão de lidar com gestão de pessoas, pedagógicas e a troca de experiências com os colegas é importante também”.

A diretora da Emei Maria Josefina Bezerra Xavier, Eliana Aparecida Felipin, afirma que os encontros promovidos pela Semed contribuem na troca de ideias entre diretores. “Escola não tem rotina e a formação refrigera nossas ideias na direção escolar. É bom para alinhar o nosso trabalho”.

Conforme a diretora Nahlu Borges, da Emei Nilda de Almeida Coelho, que conta com 380 alunos matriculados, a formação colabora para troca de experiências. “Os temas são muito importantes para nos atualizar sobre gestão, processos, liderança, mas a troca de experiências com os colegas é legal, porque podemos implementar algo na Emei que seja sucesso em outra unidade”.

Últimas Notícias
- Homicídio doloso - 19:00 Adolescente é apreendida por assassinar mulher a facadas em Naviraí
- Saúde - 18:39 MPMS apura uso de ambulâncias alugadas e frota nova parada na capital
- Política - 18:18 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
- Água Clara - 15:45 Peão é condenado por matar colega