Geral
Defensoria garante auxílio do INSS a morador com HIV em MS
Liminar restabelece benefício por incapacidade temporária enquanto aposentadoria segue em análise
Segunda-feira, 13 Outubro de 2025 - 15:00 | Sandra Salvatierre

Um morador de Mato Grosso do Sul que vive com HIV e outras condições de saúde teve o auxílio por incapacidade temporária restabelecido por decisão liminar da Justiça, com atuação da Defensoria Pública do Estado. O processo continua, pois o assistido busca a aposentadoria por incapacidade permanente.
Os documentos médicos anexados ao processo mostram que ele enfrenta imunossupressão grave, hipotireoidismo, trombose, sequelas de herpes zóster e úlcera venosa crônica. Inicialmente, o INSS havia negado a prorrogação do benefício que já havia sido concedido.

O defensor Diogo Alexandre de Freitas destacou: “O assistido não possui condições de manter o trabalho anterior nem de desempenhar outra atividade compatível com sua situação física e educacional.” Com a liminar, o benefício foi reativado, e o assistido passará por nova perícia médica, a pedido da juíza responsável, que avaliará a possibilidade de conversão do auxílio em aposentadoria permanente.
Veja Também
Últimas Notícias
- Professores - 13:30 Divulgado ensalamento para seleção de professores temporários em Corumbá
- Tecnologia - 13:00 Governo e Google firmam pacto para impulsionar transformação digital e elevar eficiência pública em MS
- Marco - 12:17 Defensoria de MS assume presidência nacional de corregedores pela 1ª vez
- Eleições 2026 - 11:50 TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
- Tecnologia - 11:30 Seis formas de impulsionar empresas em 2026 com IA e novas tecnologias
- Saúde - 11:04 Prefeitura realiza internação involuntária para proteger cidadão em situação de rua
- Nacional - 10:50 Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026
- Reconhecimento - 10:31 Tribunal de Justiça de MS conquista Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
- Jusriça - 10:00 Defensoria garante que mulher deixe de ser acusada por suposto aborto
- Cultura - 09:36 'Transformadas': Coletânea de superação chega à Capital com noite de autógrafos

