• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT

Jornalista era servidora do MPT-MS; ela foi morta a facadas pelo noivo, em fevereiro deste ano

Segunda-feira, 13 Outubro de 2025 - 16:01 | Redação


Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
(Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, dia  14 de outubro, às 14 horas, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) realizará o ato #JustiçaPorVanessa, em memória da jornalista Vanessa Ricarte, servidora da instituição assassinada em um caso de feminicídio que comoveu o país e provocou uma mudança de paradigma nos protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência. A ação, aberta ao público, reunirá procuradores, servidores, amigos e familiares de Vanessa na sede do MPT-MS.

Na ocasião, será instalado na instituição o Banco Vermelho, símbolo internacional de combate à violência contra a mulher. A iniciativa percorrerá diversos órgãos e instituições públicas de Campo Grande. O MPT, casa de Vanessa, será a primeira delas.

A passagem do Banco Vermelho pela capital, proposta pela Câmara Municipal, consolida a campanha como política pública permanente de conscientização sobre a Lei Maria da Penha, por iniciativa da vereadora Luiza Ribeiro, que coordena a Procuradoria Especial da Mulher “Jornalista Vanessa Ricarte” da Casa de Leis.

Dados divulgados pela Procuradoria demonstram que em Campo Grande foram registradas 6.946 ocorrências de violência doméstica em 2024, e até setembro deste ano, são 5.688 vítimas, uma média de 24 denúncias por dia. No mesmo período, 381 casos de estupro foram registrados, sendo 330 contra crianças e adolescentes.

 

Banco Vermelho é símbolo internacional contra o feminicídio
Banco Vermelho é símbolo internacional contra o feminicídio (Foto: Divulgação)
 

Serviço

Ato #JustiçaPorVanessaRicarte e instalação do Banco Vermelho no MPT-MS

Data: 14 de outubro (3ª feira)
Horário: 14 horas
Local: Sede do MPT-MS
Rua Doutor Paulo Machado, 120 – Bairro Royal Park – Campo Grande (MS)

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campanha  feminicidio  justica  mpt-ms