Geral
Defensoria garante auxílio doença para assistido com tumor cerebral
Pedido de concessão de auxílio-doença será julgado definitivamente, como aposentadoria por invalidez
Segunda-feira, 08 Abril de 2024 - 10:30 | Laura Cação

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul obteve uma decisão liminar determinando que o município de Cassilândia pague auxílio doença a servidor público municipal, lotado na limpeza pública, diagnosticado com tumor maligno no cérebro.
O defensor público Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa explica que o assistido foi diagnosticado com tumor maligno no cérebro e que, desde que passou por cirurgia e necessitar de radioterapia, está de atestado médico, tendo sido pago auxílio-doença apenas pelo período de 15 dias.
“Expedimos ofício ao município requisitando informações para promover a solução extrajudicial do caso. O município, no entanto, informou que o servidor precisaria de um período de carência de 12 contribuições para ter direito ao auxílio-doença, o que não teria ocorrido porque teriam sido feitas apenas sete contribuições para o órgão da previdência municipal – Previsca”, explica o defensor.
O servidor encontra-se sem receber sua pagamento desde novembro de 2023, e por isso, está passando por extrema dificuldade financeira. Os laudos médicos deixam claro a gravidade da doença, considerada incurável, deixando claro que o servidor não tem condição de retornar ao trabalho.
Com a decisão judicial liminar, o município de Cassilândia e a Previsca deverão implantar o benefício de auxílio-doença ao autor, no prazo de 20 dias, sob pena de multa diária. Após a realização de perícia, o pedido de concessão de auxílio-doença será julgado definitivamente, como a sua conversão em aposentadoria por invalidez.
(Com informações da assessoria de imprensa da Defensoria Pública de MS)
Últimas Notícias
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel
- Dormiu no ponto - 16:00 Homem encontrado dormindo perto de moto furtada
- Cultura - 15:52 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Mato Grosso do Sul - 15:33 Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 13:52 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS