Geral
Capital tem Festival para celebrar cultura indígena neste sábado
Evento faz parte das comemorações pelos 126 anos da Capital e visa fortalecer e valorizar a cultura indígena
Sábado, 23 Agosto de 2025 - 08:59 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande realizará neste sábado, a partir das 16 horas no Shopping Bosque dos Ipês, a terceira edição do Festival da Cultura Indígena – Miss e Mister Indígena. A organização é da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) por meio da Superintendência de Direitos Humanos (SDHU). O evento faz parte das comemorações pelos 126 anos da Capital e tem o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura indígena. O evento acontecerá no 1º Piso, acesso A.
A expectativa é de reunir um público de cerca de 200 pessoas, incluindo lideranças indígenas, que poderão prestigiar apresentações artísticas, desfile dos candidatos em trajes típicos e de gala, exposição de artesanato indígena e a tradicional dança SepuTerena.
Das 24 comunidades indígenas urbanas existentes em Campo Grande, 14 se inscreveram para participar do concurso este ano, representando de forma diversa e significativa a presença indígena na capital. Além disso, 16 artesãos indígenas irão expor seus trabalhos durante o evento, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e adquirir peças.
A programação será encerrada com a coroação do Miss e Mister Indígena 2025, que receberão faixas, coroas e brindes.
Desde sua primeira edição, o Miss e Mister Indígena tem se consolidado como uma vitrine para a beleza, a força e a identidade dos povos originários de Campo Grande e região. A cada ano, o evento amplia a participação de comunidades, reforça o protagonismo indígena e aproxima a população urbana das tradições ancestrais.
O festival acontece no mesmo mês em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a luta pelos direitos humanos, a preservação cultural e a autodeterminação dos povos originários.
“O Miss e Mister Indígena é mais do que um concurso, é um ato de reconhecimento, respeito e valorização das raízes que ajudaram a construir Campo Grande. É um momento para que todos nós possamos aprender, celebrar e fortalecer os laços com as culturas que fazem parte da nossa história”, destaca Priscilla Justi, superintendente de Política de Direitos Humanos do município
Últimas Notícias
- Homicídio doloso - 19:00 Adolescente é apreendida por assassinar mulher a facadas em Naviraí
- Saúde - 18:39 MPMS apura uso de ambulâncias alugadas e frota nova parada na capital
- Política - 18:18 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
- Água Clara - 15:45 Peão é condenado por matar colega