• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Cultura

Campo Grande terá programação teatral gratuita para a população

Apresentações começam nesta sexta-feira (04) e seguem até o dia 20 desse mês

Sexta-feira, 04 Novembro de 2022 - 16:52 | Isabela Duarte


Campo Grande terá programação teatral gratuita para a população
(Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Começa nesta sexta-feira, 4 de Novembro, às 19 horas, a “Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos” com o grupo Deslimites de Teatro & Cinema. A programação para o público infantojuvenil é gratuita e terá teatro de animação, exposição de bonecos, encontro de bonequeiros e atividades de formação/capacitação.

A abertura da mostra amanhã contará com o espetáculo “Navegantes”, no espaço do Teatral Grupo de Risco, que fica localizado na Rua José Antônio, n.º 2.170, no Bairro São Francisco. O projeto conta com investimento do Programa de Fomento ao Teatro (Fomteatro), edital realizado pela Prefeitura de Campo Grande.

Ao todo serão realizadas 10 apresentações em diferentes pontos da cidade, desde escolas rurais e agrícolas a praças públicas e espaços de teatro, de modo a promover a inclusão de áreas periféricas da Capital e tornar a arte mais acessível ao público, inclusive com presença de intérpretes de Libras. .

Também se apresentam grupos convidados: “Manual de Barro” (grupo Arte e Riso), “Lobo Leopoldo em Chapeuzinho Vermelho” (grupo UBU de Artes Cênicas), “Pantanália” (Tareco-Treco) e “Se essa rua não fosse sua?” (Chico Maria Produções). É importante chegar um pouco antes para garantir lugar.

Oficinas - Além de apresentações voltadas às crianças, o evento oferecerá ao público a possibilidade de desvendar o universo lúdico dos bonecos, conhecendo diversas técnicas de manipulação, formatos e materiais. A exposição será montada na sede do Teatral Grupo de Risco e fica aberta ao até 4 de dezembro.  As escolas podem agendar visitas guiadas gratuitas, por meio do WhatsApp (67) 99221-6057.

No mesmo local será realizado ainda uma roda de conversa com os mais atuantes bonequeiros de Campo Grande: Wilson Motta, Marcos Moura e Jorge de Barros. O Encontro de Bonequeiros é dedicado a quem quer conhecer o mercado de trabalho dos bonecos, sua história e produção, e acontece no dia 17 de novembro, às 15h. Eles vão discutir a profissão e falar dos desafios do setor. O encontro será gravado e disponibilizado nas redes sociais para servir de registro do trabalho desses artistas, pouco valorizados e divulgados.

A Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos vai oferecer ainda duas oficinas de capacitação em teatro de papel, confecção e manipulação de bonecos, destinadas a professores(as) da rede municipal de ensino. As oficinas serão ministradas por Wilson Motta e vão ao ar pela TV Reme, no dia 14 de novembro, pelo canal 42 do YouTube, com reapresentação nos dias 16 e 18.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o projeto é de autoria de Lú Bigattão, também responsável pela direção da mostra, e tem Fernanda Kunzler na produção. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (67) 99241-6227

Programação - Na sexta-feira (04/11), às 19h haverá o lançamento da mostra e abertura da exposição com o espetáculo "Navegantes", do grupo Deslimites. O endereço é rua José Antônio, 2.170, bairro São Francisco, no Teatral Grupo de Risco. 

No domingo (06/11), haverá o espetáculo "Dona Arara vai casar", do Deslimites, às 17h, no teatral Grupo de Risco, rua José Antônio, 2.170, bairro São Francisco com reapresentação também na segunda-feira (07/11), às 15h.

Também na segunda-feira (07/11), será a vez do Grupo UBU de Artes Cênicas, com o espetáculo "Lobo Leopoldo em Chapeuzinho Vermelho", na E. M. Agrícola Governador Arnaldo Estevão Figueiredo, Rodovia MS-040, km 10.

Na terça-feira (08/11), o grupo Chicomaria apresenta "Se essa rua não fosse sua", às 14h, na E. M. Agrícola Barão do Rio Branco, rua Guia Lopes, 340, bairro Bom Fim, em Jaraguari (MS). Na quarta-feira (09/11), haverá o espetáculo "Pantanália", do grupo Tareco-Treco, às 10h, na E. M. José do Patrocínio, na BR-163.

Na quinta-feira (10/11), o grupo Arte e Risco Cia. de Animação, apresenta o espetáculo "Manual de Barros - Concerto a céu aberto para solos de objeto", Às 15h, no Atêlie Ramona Rodrigues, na rua 14 de Julho, 1.431, casa 3, Centro.

Na próxima segunda-feira (14/11), ocorre uma vídeo-oficina para professores de teatro de papel sobre confeccção e manipulação, com Wilson Motta, às 9h, de forma online, na TV Reme Campo Grande, canal 42. A reapresentação será nos dias 16 e 18, às 9h.

Na próxima quinta-feira (17/11), haverá o encontro de bonequeiros, às 15h, no teatral Grupo de Risco, rua José Antônio, 2.170, bairro São Francisco, e depois, às 19h, apresentação do espetáculo "Navegantes", do grupo Deslimites, no Teatro Arena da Orla Morena, na avenida Noroeste, 1.535, na Vila Planalto. 

Na sexta-feira (18/11), é a vez do "Piraputanga no Caminho das Águas", do grupo Deslimites, às 10h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rua Onocieto Severo Monteiro, 460, no bairro Vila Margarida.

No último dia de evento, domingo, (20/11), a programação encerra com o espetáculo "Navegantes", do grupo Deslimites, às 10h, na Feira do Bosque da Paz, na rua Kame Takaiassu, 500, no Bairro Carandá Bosque.

(Com informações de Prefeitura de Campo Grande)

SIGA-NOS NO Google News