Rede 360
Novo episódio do Rede 360 destaca o ecoturismo de MS
Programa multiplataforma abordou o tema com entrevistados de profundo conhecimento no setor
Segunda-feira, 07 Julho de 2025 - 12:00 | Redação

O novo episódio do podvideocast Rede 360, cuja versão na íntegra, entrou nas plataformas da internet neste sábado, dia 5 de Julho, destaca um tema relevante social e economicamente em Mato Grosso do Sul, o ecoturismo. Dois entrevistados com profundo conhecimento no assunto falaram ao apresentador Ulysses Serra, são eles: Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, FundTur, e a professora doutora da UEMS Daniela Sottili Garcia.
Vale mencionar que o programa, além das plataformas da internet, também já foi exibido em rádio e televisão. Atualmente está disponível no Spotify, no canal da TVMS Record, do YouTube, e no Diário Digital. Além disso, um resumo do episódio feito pela IA usada no programa, a Rê, pode ser acessado nesse link.
A primeira entrevistada, a professora Daniela Sottili Garcia observou que o setor de turismo tem 52 segmentos, sendo o ecoturismo um deles e muito importante no Estado. Para ela, o turismo é uma prestação de serviços ainda em desenvolvimento no Estado sendo necessário um trabalho intenso de sensibilização. Daniela Sottili foi uma das responsáveis pela implementação do Observatório do Turismo em MS.
"Os municípios precisam querer, precisam ter foco, precisam se perguntar o que queremos para o turismo? (...) A população também precisa querer. De nada adianta ser da vontade do gestor se a comunidade não está de acordo. A comunidade também precisa estar sensibilizada. (...) Trata-se de uma área em expansão muito promissora que tem pilares de sustentação econômico, social e cultural", analisa.

Já Bruno Wendling atua há 25 anos na área do Turismo. Para ele, é necessário organizar o setor para promover a diversificação. Wendling destaca que MS já organizou, por exemplo, rotas para Turismo LGBT, com a primeira experiência em 2029, para o Afroturismo – fortalecendo as quilombolas, a história a cultura negra --, destinos acessíveis para pessoas com deficiência e ainda ecoturismo no meio rural. Tudo isso, segundo ele, ressaltando que o turismo em MS é muito seguro.
Wendling define turismo como "o negócio da felicidade". O diretor-presidente da FundTur-MS aponta que o órgão trabalha internacionamente para firmar a Pantanal e Bonito como as melhores rotas do ecoturismo do planeta. "Bonito é o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, é algo a se falar. Porém, chegou a vez de Corumbá, com a área do Pantanal, cultura local e a integração com a fronteira que pode ser usada como um plus, já que é possível fazer compras na Bolívia, por exemplo. Ou seja, uma mistura cultural", avalia.
Assista ao episódio na íntegra e saiba mais sobre o turismo no Estado:
Rede 360 - Criado para ser o primeiro programa multiplataforma do Estado, o Rede 360 veicula um episódio novo a cada semana. Ele vai ao ar nas rádios do grupo Rede MS ( FM Cidade 97 de Campo Grande, FM Cidade 101 de Dourados, Três Lagoas FM 101, Bonito FM 98,9, FM Cidade 88,5 de Corumbá) às sexta-feiras, a partir das 12h. E, aos sábados, é divulgado na TVMS Record, também às 12h e no mesmo dia, entra nas plataformas da internet, às 14h, onde fica disponível.
Outro veículo de exibição é o canal fechado AgroBrasil, o programa Rede 360 vai ao ar diariamente em três horários, às 7h, 14h30 e 20h. Os assinantes do canal terão acesso ao novo conteúdo sem pagar nada a mais por isso.
O novo programa está presente nas redes sociais no perfil Rede360 Podcast no Instagram, onde já interage com o público.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado