• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Rede 360

Rede 360 discute transplante de órgãos em MS

Negativa das famílias no Estado chega a 60% porque elas desconhecem a vontade do falecido

Sábado, 18 Outubro de 2025 - 14:50 | Redação


Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
Claire Miozzo fala a Ulyses Serra, no Rede 360 (Foto: Luiz Alberto)

Você é doador de órgãos? Sabe o que fazer para se tornar um? Já falou com a sua família sobre isso? São perguntas que devemos fazer uns aos outros quando o assunto é doação e transplante de órgãos -- tema debatido pelo novo episódio da segunda temporada do podvideocast Rede 360, o programa de entrevistas em formato multiplataforma da Rede MS, apresentado por Ulysses Serra.

O episódio convidou a Coordenadora da Central Estadual de Transplantes do MS (CET/MS) Claire Miozzo e o presidente da Ong Fratello Transplantes João Paulo Correa para responderem perguntas sobre o tema. Segundo eles, Mato Grosso do Sul enfrenta desafios para a captação de órgãos. O principal deles é a recusa das famílias que se negam a autorizar a doação de órgãos, justamente por não conhecerem a vontade do falecido.

"No Brasil, vigora  a lei do consentimento familiar. Quem pode assinar o termo de doação, cônjuges e familiares. Hoje, a negativa no Estado é de 60%. Isso ocorre porque a família desconhece a vontade daquele ente que faleceu", explica Claire.

Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
(Foto: Luiz Alberto)

"Um doador beneficia até oito pessoas. Basta a família autorizar. No Brasil, o protocolo é seguro. Ninguém, vai roubar seu órgão. É preciso falar sobre esse intenção em vida", aconselha João Paulo Correa.

Vale mencionar que todos os episódios da primeira e segunda temporada estão disponíveis nas plataformas YouTube da TVMS Record, Spotify e no canal de vídeos do Diário Digital. Basta clicar e usufruir deste conteúdo qualificado sem pagar nada por isso.

Além de transplantes, a segunda temporada já trouxe temas como golpes virtuais, canetas emagrecedoras, violência contra a mulher, saindo das dívidas e outros. A exibição é semanal. Na sexta-feira, o episódio vai ao ar nas rádios do grupo Rede MS e no sábado entra no ar na televisão e nas plataformas da internet (YouTube e Spotify), além do site Diário Digital.

Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
 João Paulo Correa, da Ong Fratelo, concedeu entrevista ao Rede 360 (Foto: Luiz Alberto))

Assista abaixo às entrevistas na íntegra do episódio sobre transplantes:

 

Rede 360 - Criado para ser o primeiro programa multiplataforma do Estado, o Rede 360 veicula um episódio novo a cada semana, sempre com temas em alta na sociedade. O produto é inovador na forma e no conteúdo. Em todos os episódios, o apresentador conversa com a inteligência artificial do Rede 360, a Rê, que acrescenta informações sobre o tema ao público.

O programa vai ao ar nas rádios do grupo Rede MS  ( FM Cidade 97 de Campo Grande, FM Cidade 101 de Dourados, Três Lagoas FM 101, Bonito FM 98,9, FM Cidade 88,5 de Corumbá) às sextas-feiras, a partir das 12h. E, aos sábados, é divulgado na TVMS Record, também a partir das 12h e no mesmo dia, entra nas plataformas da internet, às 14h, onde fica disponível.

Outro veículo de exibição é o canal fechado AgroBrasil, o programa Rede 360 vai ao ar diariamente em três horários, às 7h, 14h30 e 20h. Os assinantes do canal terão acesso ao novo conteúdo sem pagar  nada a mais por isso.

Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
Ulysses Serra, apresentador do Rede 360 (Foto: Luiz Alberto)

O programa está presente nas redes sociais no perfil Rede360 Podcast no Instagram, onde já interage com o público.

Equipe -  Além de Ulysses Serra na apresentação, o programa conta ainda com Jhony Silvano (direção); Matheus Gonçalves (produção executiva); Manu Braga (produção e roteiro); Valdelice Bonifácio (produção jornalística); Valdemar Fernandes (edição). O marketing da produção fica a cargo de Jhony Silvano, Thomas Andrews, Hugo Binder, Ester Guenka, Manú Braga e Valdemar Fernandes.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  saude  rede-ms  entrevistas  transplantes