Política
Rafael Tavares se despede da Assembleia após cassação de mandato
Deputado será substituído pelo ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte, do PSB
Segunda-feira, 04 Março de 2024 - 17:50 | Ian Netto

Rafael Tavares (PRTB) se despediu nesta segunda-feira, dia 4 de Março, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul após ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Eleitorial de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Trabalhista, ao qual Rafael é filiado.
A Justiça Federal constatou os crimes de abuso de poder e fraude na cota de gêneros nas eleições de 2022. De acordo com a Justiça Federal o partido teria lançado duas candidaturas femininas fictícias, para cumprir o percentual previsto por lei.
O deputado comentou a decisão judicial durante entrevista coletiva nesta segunda-feira. "O PRTB é um partido que não tinha dinheiro público. Mais de 12 candidatos não tiveram nenhum centavo de movimentação da campanha. Ou seja, é um partido pequeno que não tinha ali a estrutura necessária e acabou abrindo esse partido para que as pessoas disputassem a eleição pela primeira vez. Eu vejo que essa dificuldade pode ser que tenha atrapalhado, sim, na questão da formação. Porém, isso não é suficiente para cassar um deputado”, justificou.
Horas antes da entrevista, eleitores dele fizeram protesto pacífico contra a perda de mandato do parlamentar em frente à Assembleia Legislativa. Durante a coletiva, Rafael Tavares se despediu e prestou contas sobre seu mandato. De acordo com Rafael, 25% dos seus projetos apresentados foram realizados durante seu tempo de mandato ele teria desenvolvido 40 projetos de lei, que buscaram combater ideologia de gênero, a proibição de trans em competições esportivas femininas.

O deputado João Henrique também esteve na entrevista coletiva. Ele e Rafael Tavares, que recebeu o convite para se filiar ao PL, devem somar forças nas eleições municipais deste ano. Rafael Tavares tem 37 anos e é comerciante. Ele recebeu 18.224 votos para deputado estadual nas eleições de 2022.
Paulo Duarte - Com a cassação de Rafael Tavares, o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, do PSB, volta à Assembleia Legislativa para seu quarto mandato como deputado estadual, tendo recebido 16.663 votos nas eleições 2022.
Paulo Duarte é auditor fiscal do Estado, economista e pós-graduado em Gestão Pública. Elee toma posse no cargo nesta terça-feira, dia 5. A cerimônia será realizada no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, às 10h.

(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Brasília - 19:09 Bolsonaro réu: saiba os próximos passos da ação no STF
- Estrutura - 18:39 Corumbá avalia condições do Museu de História do Pantanal
- Exclusiva - 18:00 Ana Hickmann e a coragem para recomeçar
- Adoção - 17:50 Curso sobre adoção tem inscrições abertas até sexta-feira
- Economia - 17:35 Curso de produção de salgados comerciais capacita famílias da APAE/CG
- Três Lagoas - 17:17 PROCON-TL divulga pesquisa de preços de ovos de Páscoa
- Saúde Pública - 16:39 MS abastece mais de 60% dos municípios com vacinas anti-Influenza
- Sejuvel - 16:17 Servidores que atuam com a juventude passam por oficina de saúde mental
- Tráfico de Drogas - 15:51 DOF apreende mais de 700 quilos de drogas que seguiam para Sidrolândia
- Campo Grande - 15:35 Polícia apreende mais de R$ 1,3 milhão em mercadorias contrabandeadas