Política
Rafael Tavares se despede da Assembleia após cassação de mandato
Deputado será substituído pelo ex-prefeito de Corumbá Paulo Duarte, do PSB
Segunda-feira, 04 Março de 2024 - 17:50 | Ian Netto

Rafael Tavares (PRTB) se despediu nesta segunda-feira, dia 4 de Março, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul após ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Eleitorial de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Trabalhista, ao qual Rafael é filiado.
A Justiça Federal constatou os crimes de abuso de poder e fraude na cota de gêneros nas eleições de 2022. De acordo com a Justiça Federal o partido teria lançado duas candidaturas femininas fictícias, para cumprir o percentual previsto por lei.
O deputado comentou a decisão judicial durante entrevista coletiva nesta segunda-feira. "O PRTB é um partido que não tinha dinheiro público. Mais de 12 candidatos não tiveram nenhum centavo de movimentação da campanha. Ou seja, é um partido pequeno que não tinha ali a estrutura necessária e acabou abrindo esse partido para que as pessoas disputassem a eleição pela primeira vez. Eu vejo que essa dificuldade pode ser que tenha atrapalhado, sim, na questão da formação. Porém, isso não é suficiente para cassar um deputado”, justificou.
Horas antes da entrevista, eleitores dele fizeram protesto pacífico contra a perda de mandato do parlamentar em frente à Assembleia Legislativa. Durante a coletiva, Rafael Tavares se despediu e prestou contas sobre seu mandato. De acordo com Rafael, 25% dos seus projetos apresentados foram realizados durante seu tempo de mandato ele teria desenvolvido 40 projetos de lei, que buscaram combater ideologia de gênero, a proibição de trans em competições esportivas femininas.

O deputado João Henrique também esteve na entrevista coletiva. Ele e Rafael Tavares, que recebeu o convite para se filiar ao PL, devem somar forças nas eleições municipais deste ano. Rafael Tavares tem 37 anos e é comerciante. Ele recebeu 18.224 votos para deputado estadual nas eleições de 2022.
Paulo Duarte - Com a cassação de Rafael Tavares, o ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, do PSB, volta à Assembleia Legislativa para seu quarto mandato como deputado estadual, tendo recebido 16.663 votos nas eleições 2022.
Paulo Duarte é auditor fiscal do Estado, economista e pós-graduado em Gestão Pública. Elee toma posse no cargo nesta terça-feira, dia 5. A cerimônia será realizada no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, às 10h.

(Com informações da assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital