• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade

Projeto Bienvenido, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Sociais, marca nova fase com incorporação de mais funcionários

Quinta-feira, 23 Outubro de 2025 - 17:35 | Redação


Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
(Fotos: A. Frota/Prefeitura de Dourados)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu nesta semana os 19 profissionais aprovados no processo seletivo que vão atuar diretamente no atendimento à população migrante do município. O momento marca uma nova etapa do Projeto Bienvenido, iniciativa que tem como objetivo ampliar e qualificar o acolhimento a migrantes e refugiados que vivem em Dourados.

Os novos profissionais integrarão as equipes da Casa da Acolhida, do Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Atendimento ao Imigrante, reforçando o compromisso da gestão municipal com o atendimento humanizado e inclusivo. Essa iniciativa atende determinação do prefeito Marçal Filho, que desde o início da gestão tem exigido que as políticas públicas de assistência social voltada aos migrantes seja a mais eficiente possível.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, o reforço nas equipes permitirá o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à construção de políticas públicas específicas para esse público. “Temos aqui muitos venezuelanos, africanos, paraguaios, argentinos e haitianos”, observou. “Faremos entrevistas, triagens e outras ações que vão nos ajudar a construir um diagnóstico social preciso, para desenvolver um trabalho de qualidade e garantir atendimento digno e igualitário a todos”, destacou.

Entre as principais demandas atendidas pelos serviços estão: primeiro registro de imigração, pedidos de refúgio, transferências de registro, emissão de Carteira Nacional de Trabalho, processos de naturalização, boletins de ocorrência e autorizações de viagem. Todos os atendimentos são realizados de forma gratuita pela Prefeitura, que mantém parcerias sólidas com a Polícia Federal e com as Defensorias Públicas do Estado e da União.

Os novos profissionais começam a atuar a partir do dia 3 de novembro. Antes disso, participarão de um processo de capacitação e integração conduzido pela Semas, seguindo o direcionamento do prefeito Marçal Filho, que tem como prioridade o atendimento humanizado e multiprofissional às famílias migrantes que escolheram Dourados como novo lar.

O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, destacou a importância do trabalho integrado e do compromisso da gestão com a excelência no atendimento. “É isso que estamos entregando à população douradense desde o início da gestão: um trabalho com excelência, pautado na empatia, na qualidade e no acolhimento”, afirmou. “Tenho certeza de que esses novos profissionais vão fortalecer ainda mais nossa rede de assistência e mostrar ao Brasil que Dourados é referência no atendimento social”, completou.

Com a chegada dos novos profissionais, Dourados dá mais um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão, acolhimento e garantia de direitos das pessoas migrantes e refugiadas.

Profissionais passarão a atuar na Semas a partir do dia 03 de novembro

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  dourados  servidores  atendimento  imigrantes