Política
Projeto institui micropigmentação em cirurgias reconstrutivas da mama
Proposta assegura às pacientes o direito à realização do procedimento pelo SUS
Sábado, 21 Outubro de 2023 - 08:32 | Redação

De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 300/2023, que institui o direito à micropigmentação paramédica nas hipóteses de serviços de cirurgia plástica reconstrutiva de mama prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Fica assegurado às pacientes o direito à realização do procedimento de micropigmentação paramédica para a restauração da mama, que será prestado como serviço assistencial complementar do SUS, sendo autorizada a celebração de convênio, por meio dos órgãos competentes, com a União, municípios e os fornecedores de materiais e serviços e profissionais de micropigmentação.
“Uma em cada cinco mulheres com câncer de mama que se submetem a uma mastectomia perdem sua auréola e mamilo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. A restauração pode ser feita logo que o seio for reconstruído, e sua cicatrização tenha ocorrido adequadamente. E a técnica de micropimentação é utilizada para apagar as marcas deixadas pelo processo de sofrimento físico e emocional gerados em virtude do câncer de mama. E tem exercido papel de grande importância para a reconquista da autoestima das pacientes”, justificou o deputado Lucas de Lima.
Últimas Notícias
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
- Água Clara - 15:45 Peão é condenado por matar colega
- Clima - 15:24 Alerta de tempestade na Capital
- Justiça - 15:00 Defensoria garante auxílio do INSS a morador com HIV em MS
- Poder Legislativo - 14:50 Projeto prevê sanções a comércios que venderem bebidas adulteradas em MS