Política
Projeto de Resolução define nova regra para eleição na Assembleia de MS
Na prática, a proposta, se aprovada, evita que duas eleições de Mesa Diretora sejam realizadas em intervalo curto de tempo
Domingo, 01 Dezembro de 2024 - 16:16 | Redação
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para o último biênio de cada legislatura deverá ser realizada em período definido. A determinação consta do Projeto de Resolução 114/2024, que altera dispositivo do Regimento Interno do Parlamento (Resolução 65/2008). A proposta foi protocolada nesta quarta-feira (27) pela Mesa Diretora.
Cada legislatura tem duração de quatro anos e o mandato da Mesa Diretora é de dois anos, ou seja, duas sessões legislativas (uma sessão legislativa corresponde a um ano). A redação atual do Regimento estabelece que a eleição da Mesa para a terceira e quarta sessões legislativas (isto é, o último biênio) deve ser realizada até a antepenúltima sessão ordinária da segunda sessão legislativa.
O texto proposto acrescenta data inicial para realização da eleição: segunda quinzena de outubro. A nova redação é a seguinte: “A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas de cada Legislatura realizar-se-á, sob a direção da Mesa, no decorrer da 2ª Sessão Legislativa, no intervalo compreendido entre a data da primeira sessão ordinária da segunda quinzena do mês de outubro e a datada da antepenúltima sessão ordinária daquela sessão legislativa”.
A mudança, conforme justifica a Mesa Diretora, visa atender a jurisprudência da Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Constituição de Tocantins, que previa eleições simultâneas para a mesa diretora Assembleia Legislativa daquele estado. O Tribunal declarou a inconstitucionalidade da norma “ao concentrar a escolha de duas chapas em um único momento, comprometendo a alternância de poder e a representatividade política, que devem refletir a conjuntura vigente no início de cada biênio”.
Na prática, a proposta, se aprovada, evita que duas eleições de Mesa Diretora sejam realizadas em intervalo curto de tempo. A fixação da data inicial em outubro se fundamenta em “critérios de contemporaneidade e de razoabilidade, que se refletem no marco temporal do artigo 77, caput, da Constituição Federal”. “Assim, interpretando-se referida norma constitucional, a partir do mês de outubro do ano da 2ª sessão legislativa, já seria viável a realização da eleição da Mesa que assumirá o biênio seguinte”, afirma a justificativa do projeto.
Após incluído na Ordem do Dia, o projeto de Resolução passará por discussão e votação única, conforme previsão regimental.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Cultura - 15:34 Mostra de Cinema de Tiradentes reúne 140 filmes em programação gratuita
- Intervenção Policial - 15:08 Polícia investiga casos de estelionato após morte de criminoso
- Três Lagoas - 14:52 Com bolsa de R$ 1,4 mil, inscrições para Escola de Motoristas são prorrogadas
- Bataguassu - 14:25 Bebê de 7 meses morreu por traumatismo
- Tráfico de Drogas - 14:10 GCM apreende diversas porções de drogas em encomendas nos Correios
- Economia - 13:56 Associação Comercial de Dourados abre inscrições do 'Despertar para o Trabalho'
- Meio Ambiente - 13:30 Fiems cria Diretoria de Sustentabilidade
- Amplavisão - 13:15 Política: o radicalismo gera violência, por Manoel Afonso
- Oportunidades - 13:00 UFMS têm mais de 50 vagas para professores substitutos
- Imunização - 12:50 Plantão de vacina no Pátio Central no sábado