Política
Mutirão de limpeza em futura Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+
Vereador, superintendente e deputada se unem para tirar projeto do papel
Quarta-feira, 20 Agosto de 2025 - 18:30 | Redação

O vereador Jean Ferreira (PT) ajudou a organizar, neste domingo (17), um mutirão de limpeza no imóvel onde deve ser construída a primeira Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+ de Mato Grosso do Sul, localizada na região central de Campo Grande. A ação contou com a deputada federal Camila Jara (PT), o superintendente estadual do Patrimônio da União, Tiago Botelho, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, além de apoiadores e figuras do movimento social da cidade.
A ação teve como objetivo chamar atenção para a viabilização da Casa, que já conta com a cessão do imóvel e destinação de emendas. No entanto, a execução ainda depende do governo estadual. O projeto foi inicialmente alocado na Secretaria Estadual de Cidadania (SEC) e vinculado à Subsecretaria LGBTQIAPN+, no entanto, teve o cronograma para sua implementação adiado e projeto inicial descaracterizado.
A casa de acolhimento pretende ser um espaço seguro para a população LGBTQIAPN+ em Campo Grande, oferecendo atendimento psicológico, assistência jurídica, serviços de saúde mental, alimentação e alojamento temporário. Estudos realizados por pesquisadores do curso de Arquitetura da UFMS confirmam que a localização do imóvel é adequada e segura para essa parcela da população.
“Nós vimos a agressão que aconteceu na semana passada. Se já houvesse a Casa de Acolhimento, pelo menos eles [as vítimas] poderiam vir para cá, ou nem teria ocorrido, já que saberiam que aqui existe a Casa com a segurança feita pela Guarda Municipal”, afirmou o vereador Jean, referindo-se ao ato de violência ocorrido anteriormente contra dois jovens homossexuais, em frente à Esplanada Ferroviária.
A proposta da Casa de Acolhimento surgiu por volta de 2008, mas só ganhou impulso em 2023, com a articulação de parlamentares, membros do governo federal e movimentos sociais junto à gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB). Em 2023, a deputada federal Camila Jara destinou uma emenda parlamentar para viabilizar os recursos financeiros da construção da obra. Já em 2024, Tiago Botelho, superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, garantiu a cessão do imóvel por meio do governo federal.
O vereador Jean Ferreira, tem mobilizado lideranças da comunidade para pressionar a viabilização do projeto, além de articular reuniões e manter conversas para que a pauta seja priorizada.
Últimas Notícias
- Homicídio doloso - 19:00 Adolescente é apreendida por assassinar mulher a facadas em Naviraí
- Saúde - 18:39 MPMS apura uso de ambulâncias alugadas e frota nova parada na capital
- Política - 18:18 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira
- Campanha - 16:01 Ato #JustiçaPorVanessaRicarte marca instalação do Banco Vermelho no MPT
- Água Clara - 15:45 Peão é condenado por matar colega