Política
CPI quer saber sobre seguro para usuários de ônibus da Capital
Vereadores questionam existência de seguro para arcar com danos em caso de acidente
Quarta-feira, 02 Abril de 2025 - 14:00 | Redação

Em andamento na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), a CPI do Transporte quer informações sobre o seguro dos passageiros e trabalhadores do Consórcio Guaicurus, que reúne as empresas de ônibus da Capital. Requerimento neste sentido foi aprovado na reunião da comissão nesta semana.
O autor é o vereador Maicon Nogueira. No documento, ele indaga se a empresa que presta serviço de transporte coletivo urbano para a Capital faz seguro para indenizar usuários e trabalhadores contratados pela mesma, em caso de acidentes.
Caso a empresa faça tal seguro, os vereadores pedem que encaminhe para Comissão Parlamentar de Inquérito os contratos das apólices dos seguros, relata o documento. “Existe seguro para as pessoas que estão dentro dos ônibus? A empresa fornece? Fica a sugestão de requerer a seguridade, qual o mecanismo legal em que elas podem requerer [o seguro]”, sugeriu após as dúvidas.
O Consórcio divulgou nota na qual lamentou o ocorrido e informou que as causas estavam sendo apuradas. No texto, ainda reafirmou seu compromisso em colaborar com as autoridades competentes para esclarecer o fato.
"O Consórcio Guaicurus lamenta o acidente ocorrido na noite de 30 de março e informa que as circunstâncias estão sendo investigadas. Oito pessoas foram atendidas por equipes médicas e, atualmente, estão passando bem, a maioria delas já foi liberada do hospital.
O Consórcio Guaicurus reafirma seu compromisso em colaborar plenamente com as autoridades competentes para apurar as causas do acidente e garantir a segurança dos passageiros."

CPI dos Transportes - A CPI que investiga o Transporte Público de Campo Grande deve concluir suas investigações em 120 dias. A comissão é composta pelos seguintes vereadores: Dr. Lívio (presidente), Ana Portela (relatora), Ana Portela (Ouvidor), Luiza Ribeiro e Maicon Nogueira.
Confira abaixo o cronograma detalhado dos trabalhos da Comissão:
Fase 1: Análise Documental e Diagnóstico Inicial – compreender os principais pontos do contrato de concessão, identificar indícios de irregularidades e estruturar a linha Investigativa (até 17 de junho de 2024).
Fase 2: Oitivas Iniciais – obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação para garantir transparência na gestão do transporte público e embasamento para prosseguimento das investigações (até 15 de Maio de 2025).
Fase 3: Investigação sobre o Consórcio – ouvir gestores e responsáveis pelo Consórcio Guaicurus para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos (até 05 de junho de 2025).
Fase 4: Audiência com a população e trabalhadores – apurar as informações fundamentais para reforçar as provas dentro dos fatos determinados e buscar soluções de melhoria para a população (até 19 de junho de 2025).
Fase 5: Elaboração e Apresentação do Relatório Final – produzir um relatório completo, transparente e técnico com as conclusões da CPI e recomendações futuras (até 17 de julho de 2025).
Últimas Notícias
- Nacional - 10:20 Projeto propõe prioridade ao desenvolvimento de drones no Brasil
- Bolsa família - 09:53 Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
- Corumbá - 09:32 Polícia prende suspeito de assassinato
- Dourados - 09:10 Colisão contra poste mata motociclista de 25 anos entre Dourados e Itaporã
- Empregos no MS - 08:50 MS registra menor índice de desemprego desde 2012
- Atendimento - 08:30 Cras atenderá somente Cadastro único
- Educação - 08:08 Estudantes de Campo Grande participam de campeonato global de robótica
- Charge - 07:57 Câmeras de segurança registram momento em que motorista perde o controle
- Fronteira - 07:50 Idosa morre após cair de motocicleta
- Política - 07:30 Mais de 88 mil impedidos de votar em MS