Polícia
Ministro do STF autoriza desembargadores afastados a retirarem tornozeleiras
Magistrados foram implicados na Operação Última Ratio, da Polícia Federal, que investiga venda de sentenças
Sexta-feira, 13 Dezembro de 2024 - 18:28 | Redação

Os desembargadores implicados na Operação Última Ratio que investiga venda de sentenças estão autorizados a retirar as tornozeleiras de monitoramento eletrônico. A decisão é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, relator da operação na corte suprema.
A nova decisão de retirar as tornozeleiras beneficia os desembargadores Sideni Soncini Pimentel, presidente eleito do TJMS; Vladimir Abreu da Silva, vice-presidente eleito; além de Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Bastos que não precisam mais usar o monitoramento.
Contudo, diferentemente de Sérgio Martins, eles continuam afastados dos cargos. As investigações seguem em andamento.
No caso do presidente do TJ-MS, foram apontadas movimentações financeiras sem lastro. Mas, conforme o STF, a defesa do desembargador comprovou que as transações foram devidamente declaradas à Receita Federal, o que levou Zanin a restituí-lo ao cargo.
O ministro Zanin também levou em consideração a informação de que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) não noticiou transações suspeitas em relação ao desembargador e que não houve registros de outras transações fraudulentas que corroborassem a hipótese inicial da investigação.
Além dos desembargadores, também foi afastados das funções o juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível de Campo Grande. Outros investigados são os desembargadores aposentados Divoncir Schreiner Maran e Júlio Roberto Siqueira Cardoso, e o conselheiro Osmar Domingues Jeronymo, do Tribunal de Contas do Estado.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 09:50 Faculdade da Capital promove curso sobre impactos da reforma tributária
- Feira do Bosque da Paz - 09:32 Dia da Criança Saudável terá brincadeiras aos ar livre na Capital
- Meio Ambiente - 09:09 UEMS e Receita Federal iniciam reaproveitamento de lixo eletrônico
- Oportunidades - 08:56 Prefeitura abre seleção simplificada para contratação de servidores
- Defron - 08:32 Mineiro é preso por tráfico de drogas em Ponta Porã
- Meio Ambiente - 08:00 Lagoa Misteriosa muda de cor em MS
- Saúde Pública - 07:50 Dengue matou 18 pessoas e adoeceu outras 8,1 mil em MS
- Saúde Pública - 07:00 Capital realiza Dia D da Multivacinação
- Procura-se - 19:01 Delegacia de Bela Vista pede ajuda para localizar foragido
- Cancer de mama - 18:32 Grupo Onça Pintada oferece atendimentos gratuitos em Nova Itamarati