Polícia
Caseiro que matou a tiros produtor rural tem prisão preventiva decretada
Após o crime, o suspeito pediu desculpas para esposa da vítima dizendo que teve que cometer o crime depois de uma briga
Sexta-feira, 02 Maio de 2025 - 13:50 | Marina Romualdo

O caseiro, Ângelo Gabriel Pereira França, de 55 anos, que é suspeito de matar o produtor rural, Vilson José Tondato, de 65 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Mato Grosso do Sul. O crime ocorreu na última segunda-feira (29) e o autor foi preso na quarta-feira (30) no município de Deodápolis.
A decisão da prisão foi assinada pela juíza, Natália Devechi Picoli Antunes. Conforme as informações do Ligado na Notícia, a audiência de custódia ocorreu na noite de quarta-feira (30) por videoconferência, e a defesa pediu o relaxamento da prisão sob o argumento de que não estaria configurada nenhuma das hipóteses de flagrância previstas no Código Penal.
Além disso, também requereu a concessão de liberdade provisória, sustentando o crime ocorreu em legítima defesa, já que o sitiante teria tentado matar o funcionário com uma espingarda. No entanto, a juíza seguiu o parecer do Ministério Público, que defendeu a conversão do flagrante em preventiva, para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei. Inclusive, a magistrada também citou que Ângelo tem registros criminais anteriores e chegou a ser condenado por tentativa de homicídio, mas não foi localizado para cumprir a pena, prescrita no início deste ano.
Vale ressaltar que a juíza mencionou também que o crime foi praticado contra alguém com quem o autor mantinha relação de confiança. Sobre a alegação de legítima defesa, afirmou que tais circunstâncias “exigem aprofundamento das investigações”. Diante disso, o advogado, Heltonn Bruno Gomes Ponciano Bezerra, afirmou que já está preparando pedido de habeas corpus. Segundo ele, há elementos suficientes para demonstrar que o crime ocorreu após ameaças do patrão e que o caseiro agiu para se defender.
O caso – A vítima foi assassinada a tiros na zona rural da cidade. No qual, Ângelo trabalhava há quase um ano como caseiro na propriedade e confessou o crime para a mulher do produtor antes de fugir.
A esposa de Vilson elatou à polícia ter ouvido um estampido bem alto, porém não se importou, pois achava que seu esposo estava estourando bombas, como sempre fazia. Entretanto, pouco tempo depois, ela foi surpreendida por Ângelo, que chegou à sede do sítio chorando e pedindo desculpas, pois teve que “fazer aquilo”, porque “era ele ou eu”. Disse ainda que iria sair do local, mas que se entregaria à polícia no outro dia. Segundo ela, o caseiro trabalhava para a família e reside numa casa próximo da sede do sítio.
Ainda de acordo com a esposa da vítima, a mesma relatou que seu marido e o funcionário tinham discutido no dia anterior e que Ângelo deveria ir embora do sítio na segunda. Depois que o funcionário fugiu, a mulher foi até o local e encontrou Vilson morto e o corpo coberto por saco plástico. Junto ao corpo, os policiais encontraram uma espingarda calibre 28 com cartucho deflagrado.
Já na sala da residência foi apreendida outra espingarda, calibre 22, com uma munição intacta do mesmo calibre e alguns chumbinhos para espingarda de pressão. Desta maneira, o suspeito foi preso e vai responder por homicídio.
Últimas Notícias
- Educação - 19:10 Enem 2025: saiba a documentação aceita para justificar ausência
- empregabilidade de pessoas trans - 18:32 Inclusão e TRANSformação: fomentando a empregabilidade de pessoas trans
- Política - 18:12 Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência
- Acidente de Trabalho - 17:50 Trabalhador morre ao ser prensado por caminhão em Nova Andradina
- Infraestrutura - 17:32 Prefeitura da Capital intensifica manutenção de vias não pavimentadas
- TVMS Record - 17:09 Festa da Linguiça ao vivo na TVMS
- Oportunidades - 16:50 Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU
- Corumbá - 16:35 Homem de 31 anos é baleado no rosto por dupla em moto
- Colisão - 16:13 Carro capota e deixa uma pessoa ferida no interior de MS
- Transporte - 15:53 Três Lagoas: novos ônibus tem wi-fi, ar-condicionado e redutor de poluentes