Geral
Três bairros da Capital recebem vacinação contra a Raiva
Servidores do CCZ passam pelos bairros Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Nasser
Segunda-feira, 28 Agosto de 2023 - 19:31 | Redação

Os bairros Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Nasser recebem, nesta semana, a visita de agentes da Coordenadoria de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCZ) para imunização de vacinação de cães e gatos contra a Raiva. Para receber a vacina o cão ou gato deve ter no mínimo três meses de idade e estar saudável. A meta da Campanha iniciada em julho é imunizar 80% da população.
Segundo o CZZ, a população de cães e gatos é estimada em 287.768 na Capital. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal. Paralelamente também será realizado o novo censo para contabilizar o número de animais na Capital. Não há outras contraindicações à vacina antirrábica, inclusive, ela é a única vacina obrigatória, conforme estabelecido em lei.
As equipes trabalharão realizando a contagem e vacina concomitantemente. Os servidores estarão uniformizados e portando crachá de identificação funcional. Caso o morador desconfie de alguma atitude suspeita ou queira tirar alguma dúvida sobre a ação o órgão disponibiliza o número 67 3313-5000.
Apesar de não haver novos casos de raiva em cães e gatos há mais de uma década, a vacina antirrábica é obrigatória em todo território nacional e Campo Grande é vigilante na cobertura vacinal de cães e gatos, haja visto ser uma área com morcegos diagnosticados positivos para a doença.
O trabalho teve início pelo Bairro Nova Lima e percorrerá as sete regiões urbanas e distritos do município, seguindo um cronograma pré-estabelecido. Até o momento, oito bairros já receberam a ação: Coronel Antonino, Nova Lima, José Abrão, Seminário, Mata do Segredo, Amambaí, Monte Castelo e Planalto. Desde 2005 o trabalho de vacinação é feito de casa em casa em Campo Grande.
Ponto fixo de vacinação no CCZ - Caso o tutor não esteja em casa no momento em que a equipe estiver no bairro será deixado um comunicado para que o tutor leve o animal ao CCZ para a aplicação da vacina antirrábica. O órgão funciona aos sábados, domingos e feriados, das 07h às 21h (segunda a sexta) e das 06h às 22h (sábados, domingos e feriados).
A CCZ está localizado na Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga.
Últimas Notícias
- Congresso - 18:09 Comissão aprova agravante para violência institucional contra mulher
- Problema técnico - 17:45 Hemosul da Santa Casa não realizará coleta de sangue nesta terça-feira
- Campo Grande - 17:28 Vídeo: Colisão em mureta na Av. Gunter Hans vitimou estudante
- Atendimentos - 17:17 Defensoria ultrapassa 390 mil atendimentos e expande atuação em MS
- Corredor - 16:57 Evento na UFMS promove debates interdisciplinares sobre a Rota Bioceânica
- Antônio João - 16:50 Homem persegue e queima casa de companheira
- Prioridade - 16:32 Comissão aprova atendimento preferencial a idosos e pacientes com câncer
- MS-164 - 15:55 Homem é preso transportando cabelo humano em Ponta Porã
- Operação Successione - 15:35 Novos membros envolvidos do jogo do bicho são identificados
- Prevenção - 15:00 Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho

