Geral
Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS
Curso integra ações ESG da empresa e incentiva presença feminina no setor de energias renováveis
Sábado, 11 Outubro de 2025 - 13:50 | Welyson Lucas

A Casa dos Ventos, referência nacional em energias renováveis, concluiu a capacitação de 40 mulheres em montagem de placas fotovoltaicas, no município de Paranaíba–MS. O curso, gratuito, teve duração de 120 horas, sendo 80 teóricas e 40 práticas, e integra as ações ESG da companhia voltadas ao desenvolvimento local e à inclusão feminina no setor energético.
A formação foi realizada entre 25 de agosto e 7 de outubro, em parceria com o SENAI/MS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Consórcio Seriemas. As aulas teóricas ocorreram nas dependências da UFMS, enquanto a parte prática foi ministrada diretamente nas obras de uma usina solar da Casa dos Ventos que está sendo implantada na região.
Durante o curso, as participantes aprenderam noções de eletrônica, eletrotécnica, montagem de painéis solares, normas de segurança do trabalho e regulamentações do setor. Todas receberam certificação do SENAI, válida em todo o território nacional, o que as habilita a participar de processos seletivos em empresas do ramo de energia solar.
Segundo Erick Lima, diretor de Estratégia e Gestão Corporativa da Casa dos Ventos, o programa reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a diversidade.
“Iniciativas como essa vão ao encontro do nosso pilar ESG. Elas levam desenvolvimento às comunidades do entorno dos projetos e reforçam nossa cultura baseada em conhecimento, inovação e justiça social”, afirmou.
A Casa dos Ventos estuda aproveitar parte das profissionais capacitadas nas futuras etapas de operação e manutenção da usina de Paranaíba. O Consórcio Seriemas, responsável pela fase de montagem do empreendimento, também avalia a contratação de algumas das formandas
Últimas Notícias
- IBGE - 16:43 Desigualdade
- Gestão territorial - 16:12 Embrapa lança plataforma para fortalecer segurança alimentar índígena
- Justiça - 15:55 Defensoria conquista redução de pena e recebe agradecimento emocionante
- Saúde - 15:17 Consultório na Rua atende população vulnerável em Três Lagoas
- Ubiratã - 14:55 MPMS investiga condições precárias de escola rural em Ivinhema
- Proteção - 14:14 Projeto de lei estabelece diretrizes para controle parental na internet em MS
- Capacitação - 13:50 Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS
- Inadimplentes - 13:17 Abertas adesões à campanha Nome Limpo da Associação Comercial
- Trânsito - 12:45 Corrida do Pantanal 2025 altera o trânsito em várias regiões da Capital
- Programa especial - 12:32 Criançada se diverte com Rodrigão