Geral
Embrapa lança plataforma para fortalecer segurança alimentar índígena
Plataforma vai atuar para enfrentar a vulnerabilidade enfrentada pelos 279 povos indígenas do Brasil
Sábado, 11 Outubro de 2025 - 16:12 | Redação

Em resposta à vulnerabilidade enfrentada pelos 279 povos indígenas do Brasil, que ocupam cerca de 13,75% do território nacional, a Embrapa lança uma iniciativa para fortalecer a segurança alimentar e a gestão territorial indígena. Trata-se da Plataforma Embrapa de Iniciativas com Povos Indígenas que, com a presença de autoridades governamentais e lideranças dos povos originários, terá seu lançamento no dia 9 de outubro de 2025, na sede da Empresa (confira aqui a programação).
“Essa Plataforma, considerada um instrumento de alta relevância estratégica, social, ambiental e científica, tem como principal objetivo organizar e fortalecer as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Embrapa junto aos povos indígenas. Seu foco central é contribuir para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e para a Gestão Territorial das comunidades”, diz a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticas e Biotecnologia (Brasília-DF), Terezinha Dias, líder do projeto que estabeleceu a plataforma.
Segundo Terezinha Dias, os 279 povos indígenas, que habitam 13,75% do território brasileiro, é uma população que está entre as parcelas com os piores índices de insegurança alimentar e nutricional. “Eles enfrentam a aceleração das mudanças nos sistemas alimentares locais e a perda de conhecimento tradicional, diversidade de cultivos, caça, pesca e coleta de frutos, fatores que fragilizam seus sistemas agrícolas tradicionais. Tais problemas são agravados pela perda de territórios, desmatamento e degradação ambiental”, observa a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 20 Unidades Descentralizadas da estatal que atuam com projetos voltados para os povos originários e com ações destacadas na Plataforma.
Conforme o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Ricardo Alamino, essa iniciativa, submetida pela Unidade à carteira de projetos da Empresa, demonstra uma vasta mobilização interna, pois agrega recursos humanos, contempla diversas atividades e resultados programados, além de abranger dezenas de povos indígenas em 17 Estados brasileiros e em consonância com eixos estratégicos para atuação das equipes envolvidas.
Amplo alcance e estrutura colaborativa:
Agrega 20 Unidades Descentralizadas da Embrapa.
Envolve 38 profissionais da Empresa
Contempla 49 atividades e 25 resultados programados.
Abrange cerca de 50 povos/terras indígenas em mais de 60 municípios de 17 Estados, incluindo, entre outros povos, os Yanomami (RR), Krahô (TO), Tupinambás (PA), Guarani (MS/SP) e Mbyá Guarani (RS).
A Plataforma alinha-se diretamente à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), aprovada em 2012 pelo governo federal, buscando proteger, conservar e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.
Eixos de atuação Gestão: inclui as áreas técnica, financeira, a contribuição a políticas públicas e comunicação estratégica.
Solução de Inovação 1 – Diálogos Interculturais: foca no fortalecimento da SSAN por meio de capacitação em produção de base ecológica e avaliação de sistemas produtivos com diferentes povos.
Solução de Inovação 2 – Contribuições para a Gestão Territorial e Ambiental Indígena: envolve diagnósticos para a efetivação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs).
Solução de Inovação 3 – Fortalecimento de Redes Sociotécnicas Regionais: visa a criação e o fortalecimento de redes que insiram profissionais da Embrapa e organizações indígenas.
Serviço:
Lançamento da Plataforma Embrapa de Iniciativa com os Povos Indígenas
Data: 9 de outubro de 2025
Horário: a partir das 13h15
Local: Auditótio Biomas, Embrapa Sede, Edifício D
O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube neste link
Últimas Notícias
- Contribuição - 18:17 Cassems lança Pix para servidores com margem consignada comprometida
- Nacional - 17:51 Avião supera ônibus como segundo meio mais comum de viagens pessoais
- Projeto de Lei - 17:05 Câmara aprova projeto que institui Semana da Educação Financeira em CG
- IBGE - 16:43 Desigualdade
- Gestão territorial - 16:12 Embrapa lança plataforma para fortalecer segurança alimentar índígena
- Justiça - 15:55 Defensoria conquista redução de pena e recebe agradecimento emocionante
- Saúde - 15:17 Consultório na Rua atende população vulnerável em Três Lagoas
- Ubiratã - 14:55 MPMS investiga condições precárias de escola rural em Ivinhema
- Proteção - 14:14 Projeto de lei estabelece diretrizes para controle parental na internet em MS
- Capacitação - 13:50 Casa dos Ventos capacita mulheres para atuar no setor de energia solar em MS