Geral
Câmara aprova projeto que institui Semana da Educação Financeira em CG
Projeto busca ensinar jovens sobre uso consciente do dinheiro e planejamento financeiro nas escolas de Campo Grande
Sábado, 11 Outubro de 2025 - 17:05 | Welyson Lucas

Durante a 56ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, realizada nesta terça-feira (7), os vereadores aprovaram o projeto de lei da vereadora Ana Portela que institui a Semana Campo-grandense da Educação Financeira.
A iniciativa pretende promover ações voltadas ao uso consciente do dinheiro, planejamento financeiro e formação econômica de jovens.
Ao defender a proposta, Ana Portela destacou a importância de incluir a educação financeira como disciplina básica nas escolas, comparando-a a conteúdos essenciais como português e matemática.
“A matéria de educação financeira deve ser básica dentro da escola. Hoje o jovem sai sabendo escrever e calcular, mas não sabe o que fazer com o dinheiro que passa na mão dele”, afirmou a vereadora.

Segundo Portela, boa parte da população desconhece conceitos fundamentais que impactam diretamente a vida financeira, como IOF, juros compostos e imposto de renda. Ela criticou ainda a defasagem da tabela do Imposto de Renda, ressaltando que a última atualização ocorreu em 2015.
“Não há atualização da tabela desde 2015, e foi o próprio ministro Haddad que disse que não atualizar é pura vagabundagem. Ou seja, é uma medida totalmente eleitoreira”, afirmou.
A parlamentar reforçou que a falta de conhecimento financeiro limita a autonomia da população sobre seus recursos, defendendo que a educação financeira deve ser uma política pública efetiva.
“A população que não tem esse conhecimento acaba deixando o governo dizer o que é bom ou não fazer com seu recurso. Eu quero que essa matéria esteja nas escolas como política pública de verdade, para trazer liberdade financeira à população”, disse.
Ao final de sua fala, Ana Portela pediu apoio dos colegas para aprovação da proposta e alertou para a necessidade de orientar os jovens sobre investimentos seguros.
“O jovem precisa sair da escola sabendo o que fazer com o dinheiro, e também sabendo que investir em ‘tigrinho’ não é bom para ele”, completou.
Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP)
Veja Também
Últimas Notícias
- Nova Andradina - 18:50 Carga irregular de agrotóxicos é apreendidas e condutor é detido
- Campo Grande - 18:10 Sarau Multicultural comemora trabalho de 40 anos de artista
- BR-376 - 17:40 Ciclista de 15 anos morre atropelado por carro em rodovia
- Dengue - 17:05 Prefeitura reforça alerta contra a dengue diante de chuvas constantes em Dourados
- Imasul - 17:00 Campanha abre prazo de 90 dias para regularização de barragens, açudes e reservatórios artificiais em MS
- Saúde - 16:50 Proposta de R$ 15,9 milhões vence leilão
- Atenção - 16:31 Agetran informa as interdições para o fim de semana
- "Castelo de Cartas" - 16:09 Operação visa grupo criminoso envolvido em fraudes em Campo Grande
- Ajuda financeira - 15:50 Produtores terão apoio da Prefeitura para crédito e programas no campo
- Volta às aulas 2026 - 15:33 Mensalidades escolares têm variação de 270% em Campo Grande

