Geral
Trabalhador pode ter de contribuir por 49 anos, alerta senador
Terça-feira, 19 Fevereiro de 2019 - 17:34 | Redação
O senador Paulo Paím (PT-RS) disse que, pela proposta de reforma previdenciária a ser encaminhada ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, o trabalhador vai precisar contribuir durante 49 anos para conseguir se aposentar aos 65 anos, no caso dos homens, caso não perca o emprego nesse período.
"Fala-se em uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com contribuição de 40 anos. Não são 40 anos! Sabem quantos são? São 49 anos! Por que 49? Quem começa com 16 se aposenta com 65. Portanto, 16 para 65 são 49 anos. Quem é que começa mais cedo? É o filho de pobre", advertiu.
Paulo Paim criticou também a reforma trabalhista, que resultou na Lei 13.467, de 2018. Ele afirmou que essa reforma retirou recursos da Previdência por estimular a informalidade. Com base em estudos feitos por pesquisadores da Unicamp, Paim afirmou que as perdas previdenciárias com a reforma trabalhista, sobretudo com o estímulo à informalidade e à contratação de empregados como pessoas jurídicas, chegarão a R$ 30 bilhões por ano.
Sobre o projeto de estimular a capitalização individual como alternativa à Previdência, Paim observou que esse modelo já foi tentado no Chile, no México, no Peru e na Colômbia e os resultados não foram os esperados. Ele esclareceu que não é contra o debate sobre a reforma da Previdência e garantiu que é favorável que se chegue a um patamar comum de entendimento.
Veja Também
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (Anpd) instaurou processo administrativo para apurar “potenciais práticas de tratamento irregular de dados pessoai...
Últimas Notícias
- Novembro - 14:32 Campo Grande promove ações em alusão ao Dia da Consciência Negra
- Operação HAGNOS - 14:00 Polícia cumpre mandado de prisão em Dourados por estupro de vulnerável
- Ameaças - 13:50 Dois presos por tentativa de feminicídio
- Economia - 13:39 BNDES lança serviço que agiliza crédito a micro e pequenas empresas
- Saúde - 13:12 Hospital da Capital realiza mutirão de câncer de pele
- Cadastro prévio - 12:17 Governo processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças
- Comunidade - 11:58 Ação social oferece atendimentos jurídicos gratuitos no Jardim Itamaracá
- Arte - 11:39 Projeto de arte apresenta exposição gratuita 'Entre o céu e a terra'
- Educação - 11:12 Estudantes de Campo Grande vencem competição nacional de foguetes
- Campo Grande - 10:50 Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma