Geral
TJMS regulamenta audiências concentradas nas execuções de medida socioeducativa
Provimento define normas para reavaliação periódica de internações e semiliberdade
Domingo, 22 Dezembro de 2024 - 14:50 | Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) publicou nesta quarta-feira (18), no Diário da Justiça, o Provimento nº 681, que estabelece normas para a realização de audiências concentradas nos processos de execução de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. A medida segue a Recomendação nº 98/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e busca garantir a reavaliação periódica das medidas, promovendo os direitos dos adolescentes em cumprimento.
As audiências concentradas consistem em atos judiciais periódicos para revisar a situação individual dos adolescentes ou jovens, com a participação do Ministério Público, da defesa técnica, da família e de representantes do Sistema de Garantia de Direitos.
A desembargadora Elizabete Anache, supervisora da Coordenadoria das Varas de Execução de Medidas Socioeducativas (COVEMS), destacou que a regulamentação reforça a proteção de direitos. “Este provimento assegura a brevidade e a individualização das medidas, além de fortalecer a reintegração social dos adolescentes por meio de um trabalho integrado entre Judiciário e rede socioeducativa”, afirmou.
Já a juíza Thielly Dias de Alencar Pithan, que implementou audiências concentradas como projeto piloto em Ponta Porã, ressaltou o impacto positivo da prática. “Essa metodologia dá protagonismo ao adolescente, permitindo uma visão integral de suas necessidades e fortalecendo sua participação no processo de recuperação.”
Objetivos e diretrizes
O Provimento nº 681 define que as audiências concentradas devem ocorrer preferencialmente a cada três meses. Entre seus objetivos estão:
- Garantir a revisão das medidas socioeducativas em até seis meses;
- Fortalecer vínculos familiares e comunitários;
- Ajustar os Planos Individuais de Atendimento (PIA) conforme necessário;
- Assegurar que a ocupação nas unidades esteja dentro da capacidade projetada;
- Promover integração entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Últimas Notícias
- Tributos - 18:17 Prefeitura de Dourados alerta para prazo do Refis com 60% de desconto
- Imóvel - 17:42 Correios promovem licitação para alienação de imóvel em Campo Grande
- Negócios - 17:19 Aena revoluciona aeroportos de MS com novos espaços comerciais
- Educação - 16:51 Estudantes do IFMS investigam impacto humano no meio ambiente
- Saúde Pública - 16:17 Três Lagoas inicia mutirão para atualização vacinal no dia 8 de novembro
- Oportunidades - 15:50 Um em cada três reeducandos trabalha dentro ou fora das unidades penais
- Saúde Pública - 15:18 Corumbá passa a oferecer 1.040 consultas de oftalmologia por mês
- Investimentos - 14:45 FCO já destinou R$ 2,38 bilhões de recursos para MS em 2025
- Saúde Pública - 14:17 Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro

