Geral
Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
Unidade é referência em pediatria na rede pública de saúde em Dourados e amplia oferta de especialidades
Domingo, 26 Outubro de 2025 - 14:17 | Redação

O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, foram conferir de perto a nova realidade da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) de Dourados, que passou por uma reestruturação em seu quadro de especialistas e hoje é referência no atendimento pediátrico da rede pública de saúde, oferecendo diversas especialidades para crianças e adolescentes de 0 até 15 anos, 11 meses e 29 dias. São cerca de 2 mil atendimentos mensais, realizados em um ambiente acolhedor e com atendimento humanizado.
Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho anunciou que o município pretende ampliar esse número de atendimentos com a oferta de novas especialidades médicas pediátricas. Por meio de um trabalho amplo e voltado às demandas da população, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), passou a oferecer em 2025 o atendimento em psiquiatria infantil, um importante avanço na rede pública municipal.
Os atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), com agendamento pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e incluem consultas nas especialidades de pediatria, alergologia, homeopatia, pneumopediatria, psiquiatria, dermatologia, nutrição, enfermagem, odontopediatria, psicologia, fonoaudiologia e assistência social. Destinada exclusivamente à população de Dourados, a unidade se destaca também pelo tratamento de sífilis congênita e pela administração da palivizumabe, medicamento que atua como anticorpo monoclonal específico contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
O prefeito Marçal Filho enfatiza que além da psiquiatria, a prefeitura trouxe o atendimento com neuropediatra, que inicialmente acontece em uma clínica conveniada, mas posteriormente também acontecerá na PAI.
Últimas Notícias
- Educação - 16:51 Estudantes do IFMS investigam impacto humano no meio ambiente
- Saúde Pública - 16:17 Três Lagoas inicia mutirão para atualização vacinal no dia 8 de novembro
- Oportunidades - 15:50 Um em cada três reeducandos trabalha dentro ou fora das unidades penais
- Saúde Pública - 15:18 Corumbá passa a oferecer 1.040 consultas de oftalmologia por mês
- Investimentos - 14:45 FCO já destinou R$ 2,38 bilhões de recursos para MS em 2025
- Saúde Pública - 14:17 Reestruturada, Policlínica atende duas mil crianças por mês em Dourados
- Regularização - 13:45 Prazo para contribuinte aderir ao Regulariza Corumbá termina em dezembro
- Dia do Servidor - 13:00 Poder Judiciário de MS não terá expediente na segunda e terça-feira
- Educação - 12:19 Projeto prevê flexibilidade de trabalho a pais de crianças neurodiversas
- Educação - 11:49 Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%

