• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Pandemia

Secretarias de Saúde pedem lote da Janssen para vacinar toda população

Conselho argumenta que Estado poderia aplicar todas as doses dentro da validade que é curta

(Foto: Arquivo)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, o Cosems, encaminhou ofício ao Ministério da Saúde no qual pede que o lote de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, que virá dos EUA, seja totalmente destinado ao Estado. Se o pedido for acatado, toda a população poderá ser vacinada em uma experiência inédita durante a pandemia.

O lote a ser entregue ao Brasil tem data de validade para 27 de Junho e, por isso, o País teria de 10 a 14 dias para usar o produto. O Cosems argumenta que MS tem estrutura e organização adequadas para aplicar todas as doses dentro do prazo de vencimento das vacinas.

Conforme o Conselho, o Estado tem eficácia na vacinação o que se deve a boa logística. “Do recebimento à distribuição das vacinas para os 79 Municípios do Estado percorrem apenas 12 horas”, argumenta o Cosems.

O ofício cita ainda que o MS vem figurando desde o início da campanha de vacinação, como um dos dois estados que mais aplica a vacina contra a Covid-19.

Aumento dos casos - Apesar da eficiência citada pelo Cosems, o número de casos e mortes vem aumentando no Estado. Os leitos de UTI estão superlotados e há fila de espera de 231 pessoas, acarretando na necessidade de transferência para outros estados.

De Janeiro a Maio deste ano, houve aumento exponencial de casos confirmados, saltando de 125 mil casos para mais de 300 mil infecções pela Covid19.

Somente nos seis primeiros dias do mês de Junho, o Estado já se aproximava de 11 mil novos casos de Covid-19, o que demonstra o avanço acelerado da doença em MS.

De acordo com Boletim Epidemiológico do Governo do Estado, são 1.702 novos casos por dia na última semana, a título de comparação, no início de Maio estava em 874 no (dia 5), altíssimo registo levando em consideração a população de MS.