Geral
MPMS irá investiga funcionamento de aparelhos de raio-X no HRMS
Ouvidoria recebeu relatos sobre sucateamento, falhas na manutenção e riscos a pacientes e servidores
Sábado, 05 Julho de 2025 - 14:50 | Redação

Com o objetivo de apurar a insuficiência e as condições de funcionamento dos aparelhos de raio-X do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), a 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Campo Grande instaurou inquérito civil para investigar a regularidade das manutenções preventivas e corretivas e quais providências estão sendo adotadas pela Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para garantir a continuidade e a qualidade dos exames de imagem oferecidos à população.
A medida foi motivada por manifestações encaminhadas à Ouvidoria do Ministério Público, que relataram precariedade estrutural, sucateamento de equipamentos de raio-X e ausência de manutenção adequada. Os relatos indicaram ainda riscos à saúde de servidores e pacientes, sobretudo na área vermelha do pronto-socorro e durante a realização de exames à beira do leito.
De acordo com o MPMS, diligências preliminares constataram que o hospital dispunha de apenas uma sala de raio-X fixo em funcionamento, enquanto os equipamentos móveis, embora operacionais, eram antigos e demandavam manutenções frequentes. Também foi verificada a existência de alojamentos precários para servidores e a ausência de previsão para a conclusão de providências efetivas relacionadas à aquisição de novos aparelhos e à regularização das manutenções.
Diante desse cenário, a 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Campo Grande determinou o envio de ofícios à Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau) e à Secretaria de Estado de Saúde (SES), requisitando, no prazo de 20 dias úteis, informações sobre a quantidade de equipamentos de raio-X disponíveis e em funcionamento, histórico das manutenções realizadas, medidas administrativas e contratuais já adotadas para modernização dos serviços e ações efetivas para garantir a segurança dos usuários.
O MPMS também solicitou às instituições um plano de investimentos para a modernização do parque tecnológico de equipamentos de imagem, bem como informações sobre as ações de supervisão técnica e financeira voltadas à assistência hospitalar no HRMS.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro