Geral
Projeto obriga bancos a oferecerem contratos em braile
Segunda-feira, 06 Maio de 2019 - 15:51 | Redação
Projeto que torna obrigatória a utilização do sistema braile por parte dos bancos nos contratos de clientes com deficiência visual foi aprovado nesta quinta-feira (25) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em decisão terminativa.
De autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o PLS 21/2016 entrará em vigor 180 dias após a sanção, visando a adaptação por parte das instituições bancárias.
O texto assegura ao consumidor o direito de livre escolha do formato acessível entre os meios disponibilizados pelos bancos. Portanto, a utilização do sistema braile é obrigatória apenas se for um pedido do cliente.
De acordo com o autor do projeto, certas instituições financeiras não disponibilizam meios em braile para contratar com pessoas com deficiência visual, argumentando a carência de imposição legal. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já possui jurisprudência em relação à matéria, e o acréscimo do direito ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015) trará mais segurança jurídica.
Para o relator na CDH, senador Flávio Arns (Rede-PR), a proposição também está de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor.
— Toda pessoa tem o direito de ter uma informação precisa e segura sobre aquilo que está fazendo. Se a pessoa é cega, ela tem que ter o direito de, se solicitar, ter acesso ao mecanismo em braile ou outro meio disponível. O que lhe vai proporcionar uma segurança nas transações. Nesse sentido, é um passo a mais para a inclusão e acessibilidade — avaliou.
Últimas Notícias
- Maracaju - 18:09 Homem que esfaqueou companheira até a morte é condenado a 23 anos de prisão
- Confronto - 17:50 Abordagem termina em confronto e suspeito morto por policiais do Choque em MS
- Marketing - 17:23 Marketeira manda a real sobre o mercado
- Chapadão do Sul - 17:08 Acidente envolvendo bicicleta e motocicleta deixa uma mulher gravemente ferida
- Operação Overlord - 16:50 Polícia procura dois suspeitos de integrar organização criminosa
- Bataguassu - 16:31 Justiça solta acusado de matar mulher a facadas
- Evento - 16:00 Arraiá da Mata do Jacinto será realizado nesta sexta e sábado
- Dourados - 15:54 Idoso com deficiência visual perde R$ 22 mil em golpe com falsa liberação de processo judicial
- Flagrante - 15:33 Venezuelano é preso em flagrante por estupro em Dourados
- Justiça - 15:15 Juiz nega prisão domiciliar a Bernal

