Geral
Plantio de árvore melhora qualidade da água
Sexta-feira, 22 Março de 2019 - 18:22 | Redação
Nas últimas semanas a população campo-grandense tem percebido o resultado da falta de cuidado com os mananciais e rios que compõem o cenário da Capital. Entre eles, um dos cartões-postais da cidade, o lago do parque das nações indígenas, tem sido alvo de manifestações por conta do assoreamento no local.
O assoreamento é um problema que tem afetado os lagos nos últimos anos e acelerou por conta das obras e construções em torno dos parques.
Diante desse e vários outros problemas envolvendo o meio ambiente, o curso de Engenharia da Uniderp, realiza nesta sexta-feira (22), uma ação para conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente e o reflexo que isso traz para a qualidade da água da nossa cidade.
De acordo com a bióloga e docente do curso de Engenharia Ambiental, Edinéia Lazarotto, o plantio de árvores auxilia na conservação da qualidade da água.
“As pessoas costumam dizer que a água do mundo vai acabar e isso não é verdade. O que vai acabar é a qualidade da água que nós teremos daqui alguns anos. Pensando nisso, os alunos tiveram a ideia de distribuir mudas de plantas para a população, por que a vegetação é que será fundamental para fazer essa manutenção e manter o ciclo hídrico de absorção no solo”, explica a professora.
A ideia do plantio de árvores é uma das simples ações que a população pode aderir para ajudar a evitar as enchentes em áreas urbanas e também a evitar que mais lagos como o do Parque das Nações fiquem assoreados.
“Além do papel da gestão pública, a população também é fundamental nisso. Uma das principais causas do assoreamento é a impermeabilização dos terrenos, por que é mais fácil calçar os quintais à cuidar de uma área verde. Mas quando há um volume maior de chuvas, essa água vai ser carreada para os corpos hídricos e leva materiais em suspensão o que acaba acarretando no assoreamento”, descreve Edinéia.
Segundo a docente, o problema do lago do Parque das Nações está no entorno dele, que é cercada por área residencial.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esclareceu que o governo já tem o recurso disponível para dragar os bancos de areia no lago.
“Não adianta só fazer a dragagem, nós temos que fazer as bacias de contenção. E essa parceria é um outro projeto, que já construímos prefeitura e governo do Estado. E nos próximos dias já vamos começar a executar as obras. Imasul e Semagro já tem o projeto pronto e agora a prefeitura e Estado vão caminhar juntos, fazer as bacias de contenção, feitas as bacias, vamos fazer a dragagem do lago pra retirar o sedimento, pontua o governador.
Últimas Notícias
- Cultura - 10:00 Sesc Teatro Prosa apresenta documentário sobre futebol feminino
- Superação - 09:00 Gabrielly viu seu filho nascer com 930 g
- Mães que inspiram - 08:00 Histórias que inspiram com superação e amor
- Especial - 07:00 Janaína tinha 1% de vida, mas renasceu e festeja Dia das Mães: 'Milagre'
- Poder Legislativo - 18:10 Projeto veda áreas VIPs em eventos custeados com recursos públicos
- Educação - 17:50 Bioparque prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de Maio
- Economia - 17:39 BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões
- Economia - 17:10 Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS tem núcleo de acolhimento a vítimas de assédio no trabalho
- Turismo - 16:25 Expansão e inovação na rede hoteleira de Campo Grande