Geral
"Ovos já eclodiram": Bioparque anuncia filhotes dos axolotes resgatados pela PRF
Salamandras foram resgatadas de tráfico animal em junho e entregues ao Bioparque ainda neste mês
Quinta-feira, 28 Julho de 2022 - 10:31 | Victória de Oliveira

Menos de um mês após chegarem aos cuidados dos profissionais do Bioparque, os axolotes resgatados pela Polícia Rodoviária Federal do tráfico de animais se reproduziram e os ovos já eclodiram. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira, 27 de julho, pelo antigo Aquário do Pantanal. “Os ovos já eclodiram e nossa quarentena já habita muitos pequenos axolotes”, diz vídeo publicado nas redes sociais.
Na postagem, o Bioparque explica que os animais originários do México ficaram sob os cuidados dos profissionais do local após serem resgatados pela PRF. Os animais estavam em sacos plásticos com pouca oxigenação. "As condições de cuidados e de habitação foram tão ideais que houve uma surpresa: eles se reproduziram", declaram no vídeo.

O antigo Aquário do Pantanal aponta que os filhotes aumentam as possibilidades de os cientistas locais estudarem mais sobre a “espécie exótica”. O axolote é uma espécie de salamandra que não se desenvolve na fase de larva e permanece assim mesmo adultos. Ainda, reforçam que a comercialização ilegal de espécies retiradas da natureza é crime e pode levar à extinção de espécies.
Resgate - As cinco salamandras chegaram aos cuidados do Bioparque na primeira semana de julho, após serem resgatados de tráfico de animais. Informações da Polícia Rodoviária Federal apontam que, em 1º de junho, realizavam fiscalização na MS-060, próximo à Miranda, quando abordaram veículo Volkswagen Voyage com três ocupantes.
Durante entrevista, um deles demonstrou nervosismo e respostas contraditórias, o que levantou suspeita nos agentes. Fiscalizaram o veículo e encontraram dez salamandras dispostas em dois sacos plásticos com pouca água e oxigenação.
O homem relatou que trabalha com a comercialização de animais e pretendia vender os axolotes pelo dobro do preço que pagou. Ainda, afirmou não possuir licença para o transporte, que foi considerado tráfico. Foi detido e encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto aos animais.
Confira o vídeo de anúncio dos novos filhotes do Bioparque:
(Vídeo: Reprodução/Instagram @bioparquepantanaloficial)
Últimas Notícias
- Economia - 14:32 MS abre 2,7 mil postos de trabalho formais em Junho
- Oportunidades - 14:02 IEL oferece 160 vagas de estágio em MS; veja as oportunidades por região
- Meio Ambiente - 13:57 Grupo Pereira celebra marca de 100 mil mudas doadas a colaboradores
- Edição pocket - 13:35 Parada Nerd realiza edição pocket com entrada gratuita e diversas atrações
- Oportunidades - 13:00 MS registra mais de 7 mil inscrições no Concurso Nacional Unificado
- Política - 12:17 Oposição pernoita nos plenários do Congresso para impedir trabalhos
- Comunicação - 11:50 Comunicação Confortável é tema de oficina em Campo Grande
- Educação - 11:32 Mais de 300 mil crianças voltaram para a escola em 8 anos, diz Unicef
- Servidores públicos - 11:11 Prefeitura de Campo Grande antecipa pagamento de julho aos servidores
- DOF - 10:50 Motorista é preso por transportar cigarros eletrônicos em Maracaju