Geral
Operação inicia às hoje em todo o estado
Terça-feira, 16 Abril de 2019 - 08:58 | Redação
Inicia hoje (16), às 12h, a Operação Semana Santa, organizada pela Polícia Militar Ambiental com término do dia 22, às 8h. A polícia reforça a fiscalização em datas próximas à Semana Santa, em virtude da tradição religiosa de se consumir peixe e muitos pescadores praticarem pesca nos finais de semana anteriores. Por esse motivo, foi realizada a operação na Fronteira e no resto do Estado, entre os dias 2 e 8 deste mês, quando foram autuadas 23 pessoas por pesca ilegal. Destes autuados, 18 foram presos por pesca predatória. Depois da operação, mais 10 pessoas foram autuadas por pesca ilegal, sendo alguns no último final de semana.
No feriado prolongado, a quantidade de pescadores aumenta significativamente, tanto de turistas de fora e também do Estado nos rios e a fiscalização precisa estar presente no intuito de se prevenir a pesca predatória, especialmente, onde estão concentrados os principais cardumes.
Os Comandantes das 26 subunidades da Polícia Militar Ambiental intensificam a fiscalização em suas respectivas áreas, utilizando, inclusive, o efetivo administrativo. Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, extração e transporte de madeira e carvão ilegais e outros crimes contra a flora; também o transporte de produtos perigosos e os crimes de poluição e outros crimes ambientais. Trabalhos preventivos com visitas às propriedades rurais serão desenvolvidos e as vistorias de desmatamentos relativos à operação Cervo-do-Pantanal.
Equipes de Campo Campo Grande estarão itinerantes, em áreas mais críticas, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais.
O Posto Avançado localizado na Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, em Rochedo (MS), montado durante a piracema, e que tem permanecido funcionando há oito anos, em razão do alto índice de pesca predatória na região, também será reforçado.
OPERAÇÃO PASSADA (2018)
Em 2018, foram 32 autuados por infrações ambientais, sendo 30 por infrações relativas à pesca e foram aplicadas multas que perfizeram R$ 80.000,00.
ALERTA (NOVAS REGRAS DE PESCA EM MATO GROSSO DO SUL)
O Comando da PMA alerta às pessoas, para que se utilizem dos nossos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até cinco anos de reclusão.
Últimas Notícias
- Saúde - 12:12 Gestante consegue na Justiça remédio para manter gravidez de alto risco
- Especial - 11:00 Produção de urucum fortalece vínculo entre mãe e filha no campo
- Cultura - 10:00 Sesc Teatro Prosa apresenta documentário sobre futebol feminino
- Superação - 09:00 Gabrielly viu seu filho nascer com 930 g
- Mães que inspiram - 08:00 Histórias que inspiram com superação e amor
- Especial - 07:00 Janaína tinha 1% de vida, mas renasceu e festeja Dia das Mães: 'Milagre'
- Poder Legislativo - 18:10 Projeto veda áreas VIPs em eventos custeados com recursos públicos
- Educação - 17:50 Bioparque prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de Maio
- Economia - 17:39 BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões
- Economia - 17:10 Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%