Geral
MS poderá oferecer incentivos à criação de lares temporários a animais
Projeto estabelece, a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do acolhimento temporário de animais em situação de rua
Sábado, 22 Junho de 2024 - 13:59 | Laura Cação

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 20 de junho, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) a proposta que prevê a implementação de um programa de incentivo à criação de lares temporários para animais. De acordo com o Projeto de Lei 132/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), a finalidade do programa é “assegurar o acolhimento, o tratamento adequado, a proteção e a promoção do bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade”.
O projeto estabelece, como diretrizes do programa, a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do acolhimento temporário de animais em situação de rua, por meio de campanhas educativas e informativas; o estimulo à participação ativa da sociedade civil, organizações não governamentais, entidades de proteção animal e voluntários na criação e manutenção de lares temporários; entre outras iniciativas.
O parlamentar informa, na justificativa, dados do Instituto Pet Brasil (IBP) sobre a situação de abandono de animais. De acordo com as informações, o Brasil tem 184.960 animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos.
Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, o projeto passará pelas comissões de mérito e por votações em sessões plenárias.
Com Informações Agência ALEMS
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060