Geral
MS poderá oferecer incentivos à criação de lares temporários a animais
Projeto estabelece, a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do acolhimento temporário de animais em situação de rua
Sábado, 22 Junho de 2024 - 13:59 | Laura Cação

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 20 de junho, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) a proposta que prevê a implementação de um programa de incentivo à criação de lares temporários para animais. De acordo com o Projeto de Lei 132/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), a finalidade do programa é “assegurar o acolhimento, o tratamento adequado, a proteção e a promoção do bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade”.
O projeto estabelece, como diretrizes do programa, a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do acolhimento temporário de animais em situação de rua, por meio de campanhas educativas e informativas; o estimulo à participação ativa da sociedade civil, organizações não governamentais, entidades de proteção animal e voluntários na criação e manutenção de lares temporários; entre outras iniciativas.
O parlamentar informa, na justificativa, dados do Instituto Pet Brasil (IBP) sobre a situação de abandono de animais. De acordo com as informações, o Brasil tem 184.960 animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos.
Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, o projeto passará pelas comissões de mérito e por votações em sessões plenárias.
Com Informações Agência ALEMS
Últimas Notícias
- Limpeza - 07:00 Prefeitura intensifica limpeza de córregos
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro