Geral
Capital celebra 35 anos do Krav Maga no País com presença de grão-mestre
Reconhecido como o introdutor da modalidade na América Latina, o israelense conduzirá um evento especial na Capital com demonstrações
Domingo, 02 Novembro de 2025 - 17:30 | Sandra Salvatierre

Campo Grande será o palco das comemorações pelos 35 anos da chegada do Krav Maga ao Brasil, a única modalidade reconhecida oficialmente como defesa pessoal e não competitiva. O evento será realizado no dia 5 de novembro, às 18h30, no Auditório da Santa Casa (Rua Eduardo Santos Pereira, 88 – Centro), com entrada gratuita mediante inscrição prévia.
A celebração contará com a presença do Grão-Mestre Kobi Lichtenstein, maior autoridade da técnica na América Latina. Aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, Kobi foi o primeiro faixa-preta autorizado a deixar Israel com a missão de difundir a filosofia e a prática da autodefesa israelense. Ele chegou ao Brasil em 18 de janeiro de 1990, data que se tornaria, mais tarde, o Dia Nacional do Krav Maga.
“Minha primeira dificuldade neste país foi ensinar as pessoas a pronunciar ‘Krav Maga’”, brinca o Grão-Mestre.
“Houve um choque cultural no início, mas com o tempo os brasileiros entenderam a importância de aprender a lidar com o medo e a se defender de ameaças”, completa.
Durante o encontro, o público poderá acompanhar demonstrações práticas, conduzidas por instrutores e alunos, além de um bate-papo com o Grão-Mestre sobre a história, a filosofia e os princípios que orientam a modalidade.
Uma história de disciplina e superação
Criado na década de 1940 por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga foi desenvolvido para preparar civis e militares a reagirem com segurança em situações de ameaça.
A técnica se baseia em movimentos naturais do corpo humano, o que torna a defesa rápida, simples e eficaz acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas.
Mais do que uma prática física, o Krav Maga é uma filosofia de vida. Trabalha o corpo e a mente, desenvolvendo atenção, disciplina, autocontrole e discernimento. “Nosso objetivo é preparar o aluno para evitar o conflito sempre que possível, mas, se for inevitável, que ele saiba se defender com responsabilidade e eficiência”, explica o Grão-Mestre.
Da sala de aula ao mundo
Com a autorização de seu mestre, Kobi Lichtenstein trouxe o Krav Maga ao Brasil com o compromisso de preservar a técnica original e garantir que cada instrutor fosse formado com rigor e ética. Hoje, ele preside a Federação Sul Americana de Krav Maga, presente em Brasil, Argentina, México, Portugal, Estados Unidos e Canadá, a maior organização da modalidade no mundo.
Cada detalhe do ensino, desde a seleção e o treinamento dos instrutores até a avaliação pessoal dos alunos, é supervisionado por Kobi. “Trabalhamos com a segurança e com a preservação da vida. Por isso, nosso compromisso é oferecer o melhor treinamento possível”, reforça o mestre.
SERVIÇO
Evento: 35 anos do Krav Maga no Brasil
Data: 5 de novembro
Horário: a partir das 18h30
Local: Auditório da Santa Casa (Rua Eduardo Santos Pereira, 88 – Centro, Campo Grande – MS)
Inscrição gratuita: WhatsApp (67) 99221-7470
Profissionais da imprensa podem se cadastrar pelo número (11) 99652-4661.
Últimas Notícias
- Regularização - 18:08 Contribuintes têm até dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá
- Projeto - 17:43 Oficina 'Conto e Cantigas' está com inscrições abertas na Casa de Cultura
- Legado - 17:30 Capital celebra 35 anos do Krav Maga no País com presença de grão-mestre
- Clima - 17:17 Temporal rápido atinge bairros da Capital nesta tarde de feriado
- Facilidade - 16:30 Três Lagoas libera pagamento de dívidas municipais com cartão de crédito
- Internacional - 16:00 Criação de voo direto entre Brasil e Chile pela Rota Bioceânica
- Arte - 15:30 Fronteira Criativa traz shows, dança, literatura, artesanato e gastronomia
- Concurso - 15:00 Concurso de desenho sobre sustentabilidade para alunos da rede municipal
- Proposta - 14:30 Projeto prevê prisão de réus notificados que não comparecem à Justiça
- Fotografia - 14:00 Alunos de fotografia transformam água em arte durante aula prática de SPLASH

