Geral
MS pode ter mês de consientização sobre a Doença Celíaca
Matéria foi apresentada hoje na ALEMS segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Quinta-feira, 11 Maio de 2023 - 15:10 | Redação

Maio Verde, um mês voltado para ações de conscientização sobre a Doença Celíaca. É o que prevê o Projeto de Lei 135/2023, apresentado nesta manhã, 11 de maio, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Para portadores da doença celíaca, o glúten (proteína existente no trigo, no centeio e na cevada) desencadeia uma reação imunológica que pode causar distúrbios em todos os órgãos do corpo, gerando complicações graves, caso não seja tratada. Autoimune, a doença é genética e afeta 1,4% da população mundial.
O 'Maio Verde' passa também passa a integrar o anexo ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei Estadual 3.945, de 04 de agosto de 2010. Durante o mês serão promovidos esforços para conscientizar e orientar a população sobre a Doença Celíaca, por meio de palestras, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos e quaisquer outras ações que visem a realização de campanhas informativas sobre a Doença Celíaca durante o 'Maio Verde'.
O PL é de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que defende maior visibilidade para o tema. “Muitos pais não sabem que suas crianças têm, e a doença causa problemas de digestão, no intestino, e uma pequena porção de glúten, já é capaz de fazer um estrago. É necessário debater esse tema, em consonância com o Governo Federal, pois juntos enfrentando essa dificuldade que essas pessoas têm, gerando ações e informações, para que a vida delas possa ser normais", ressaltou.
“O objetivo da matéria é promover a conscientização e o alerta à população sobre a Doença Celíaca por meio de campanhas e ações, visando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença. A enfermidade é autoimune e crônica, afetando cerca de 1% da população mundial. Sua característica principal é a intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. A inclusão do Maio Verde no calendário oficial de eventos do Estado reforça a importância da iniciativa e contribui para ampliar a visibilidade da causa”, justificou o deputado Renato Câmara.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 14:23 Número de emergência cai e Defesa Civil atende pelo 156
- Clima - 14:00 Temporal com ventos fortes causa estragos
- Política - 13:42 Governo quer tomar empréstimo de R$ 950 milhões
- Política - 13:35 TSE promove campanha para incentivar jovens a tirar o título de eleitor
- Defensoria Pública - 13:17 Liminar suspende cobrança de concessionária de energia a idoso na Capital
- Estágio - 12:19 Dourados prorroga inscrições para estágio com bolsas de até R$ 1,1 mil
- Câmara Federal - 11:57 Projeto permite a ex-cônjuges manter plano de saúde após separação
- Finanças - 11:30 Bancos promovem mutirão para negociação de dívidas em atraso
- Internacional - 11:11 Pantanal ganha vitrine internacional em Nova York com apoio do Sebrae|MS
- A Fazenda - 10:50 Tàmires Assîs, Wallas Arrais e Yoná Sousa disputam a Prova do Fazendeiro nesta quarta

