• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pantanal ganha vitrine internacional em Nova York com apoio do Sebrae|MS

Evento em Manhattan apresentou as riquezas e culturais do bioma com experiências imersivas e reforçou o protagonismo de MS

Quarta-feira, 05 Novembro de 2025 - 11:11 | Sandra Salvatierre


Pantanal ganha vitrine internacional em Nova York com apoio do Sebrae|MS
“Os Estados Unidos são um mercado prioritário para nós. É um público com o qual temos trabalhado intensamente nos últimos três anos, e estar aqui, presencialmente, junto com a Embratur, reforçando a identidade do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, é fundamental para fortalecer essa conexão”, afirmou. (Foto: Divulgação).

O Sebrae/MS marcou presença na Galeria Visit Brasil, evento realizado pela Embratur em Nova York (EUA), de 29 de outubro a 2 de novembro, com o objetivo de promover o turismo brasileiro no cenário internacional. Dedicada ao Pantanal, a edição deste ano apresentou a grandiosidade natural e cultural do bioma por meio de experiências imersivas que integraram sustentabilidade, gastronomia, arte e turismo regenerativo.

Para a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a participação no evento representa um marco na consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

 

“A parceria entre o Sebrae e a Embratur, proporcionando uma galeria do Pantanal em Nova York, é uma oportunidade para que o pequeno produtor e o empresário da cadeia do turismo promovam seus atrativos e potencializem esse importante setor da economia estadual e brasileira. O turismo do Pantanal tem um papel essencial no desenvolvimento social, pois é de base comunitária, dependente do bem-estar das comunidades locais. A natureza está posta, é belíssima — agora precisamos de investimento e confiança empresarial para mostrar ao mundo que o nosso turismo é, de fato, diferenciado e acolhedor”, destacou Amarilha.

Um dos pontos altos do evento foi o lançamento da nova campanha internacional da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), voltada à promoção do Estado como destino de natureza, cultura e hospitalidade. O presidente da Fundtur, Bruno Wendling, ressaltou a importância estratégica dessa inserção no mercado norte-americano.

 

“Os Estados Unidos são um mercado prioritário para nós. É um público com o qual temos trabalhado intensamente nos últimos três anos, e estar aqui, presencialmente, junto com a Embratur, reforçando a identidade do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, é fundamental para fortalecer essa conexão”, afirmou.

A presença do Sebrae/MS destacou o papel da instituição na valorização dos empreendedores locais e no fortalecimento do turismo regional. O público internacional acompanhou dois cooking shows conduzidos pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que apresentou sabores autênticos da culinária pantaneira, evidenciando a gastronomia como ativo cultural do Estado. A programação ainda incluiu rodas de conversa, encontros de negócios e apresentações culturais, ampliando as possibilidades de visibilidade e conexão com o mercado global.

 

Empresários do setor turístico também representaram Mato Grosso do Sul, entre eles Roberto Klabin, da Caiman Ecoturismo, e integrantes da Amolar Experience (Pure Brasil), que compartilharam experiências de turismo sustentável e convivência com a natureza.

“Para nós, empresários, é fundamental participar de uma ação como essa, que promove o destino e mostra ao mundo a importância do Pantanal para o Brasil e para toda a América do Sul. É uma região única, onde é possível apreciar de perto a biodiversidade e a cultura pantaneira”, pontuou Klabin.

Ele também destacou o apoio do Sebrae/MS na formação de parcerias e no estímulo ao etnoturismo e ao artesanato das comunidades locais.

 

“Tenho uma relação muito próxima e positiva com o Sebrae, que tem sido um grande parceiro da Caiman. Graças a essa parceria, conseguimos nos aproximar das comunidades originárias, apoiando o desenvolvimento do artesanato e do etnoturismo, que hoje são essenciais tanto para o Estado quanto para as próprias comunidades indígenas. O Sebrae tem um papel importante de integração e fortalecimento local, porque não podemos ter ilhas de prosperidade cercadas por ilhas sem oportunidade. O que queremos é que todos evoluam, mantenham suas tradições e conservem a natureza. Esse é o verdadeiro desenvolvimento que o Pantanal representa”, completou.

Com a presença de autoridades, jornalistas, influenciadores e profissionais do trade turístico, a Galeria Visit Brasil foi realizada na Anita Rogers Gallery, em Manhattan. A iniciativa evidenciou a sinergia entre Sebrae/MS, Fundtur MS e Embratur para posicionar o Pantanal entre os destinos mais desejados do ecoturismo mundial.

 

SIGA-NOS NO Google News