• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Bancos promovem mutirão para negociação de dívidas em atraso

Ação reúne mais de 160 instituições e oferece condições especiais para clientes quitarem débitos de cartão

Quarta-feira, 05 Novembro de 2025 - 11:30 | Sandra Salvatierre


Bancos promovem mutirão para negociação de dívidas em atraso
Para usar a plataforma, o consumidor precisa possuir conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. Podem ser negociadas dívidas em atraso ou prescritas, desde que não possuam bens dados em garantia. (Foto: Marcelo Camargo|Agência Brasil|Arquivo).

Clientes com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades contraídas em bancos e instituições financeiras têm até 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A ação é promovida por mais de 160 instituições, em parceria com o Banco Central, Senacon e os Procons, e não inclui financiamentos de veículos, motocicletas ou imóveis.

As negociações podem ser realizadas diretamente com os bancos pelos seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para resolução de conflitos de consumo. Para usar a plataforma, o consumidor precisa possuir conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. Podem ser negociadas dívidas em atraso ou prescritas, desde que não possuam bens dados em garantia.

 

Segundo a Febraban, o mutirão oferece condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida e juros reduzidos para refinanciamento. Quem precisar de apoio presencial poderá contar com os Procons participantes, que auxiliam na negociação digital com os bancos.

“Para pessoas superendividadas, o fluxo de negociação exige maior compreensão das dívidas e apoio do Procon para a criação de um plano de pagamento”, explica a entidade.


Como participar

Acesse informações e a lista completa de instituições pelo portal Meu Bolso em Dia Febraban;

Para negociar pelo ConsumidorGovBr, faça login, selecione o banco e siga as instruções. A empresa tem até 10 dias para analisar e responder à solicitação;

Verifique dívidas em atraso pelo relatório Registrato, do Banco Central;

Para dívidas com empresas não financeiras, o consumidor pode recorrer ao Feirão Serasa Limpa Nome ou às agências dos Correios participantes.

O mutirão representa uma oportunidade para regularizar débitos de forma simplificada, garantindo condições especiais e orientação financeira, contribuindo para a redução do superendividamento.

 

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  brasil  correios  banco-central  serasa