Geral
Judiciário realiza curso de aperfeiçoamento para mediadores e conciliadores
Ação educacional será ministrada pela juíza Valéria Ferioli Lagrasta
Quinta-feira, 09 Novembro de 2023 - 18:35 | Redação

Por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), nesta terça-feira, 7 de novembro, o Tribunal de Justiça iniciou um curso de aperfeiçoamento para mediadores e conciliadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Campo Grande.
A ação educacional será ministrada pela juíza Valéria Ferioli Lagrasta, do TJSP, formadora expert na matéria, com notável atuação na área, vasto currículo e autora de obras na temática.
“Estou feliz por estar em MS e contribuir. Será um curso livre, em que poderemos trocar informações, utilizar metodologia ativa e movimento de prática, pois a teoria todos já têm. Estamos reunidos para articular o conhecimento teórico na prática e torná-lo mais efetivo”, afirmou a formadora no início de sua fala aos participantes.
O curso ainda proporcionará aperfeiçoamento na utilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com estudo pormenorizado de rotinas, atividades, ferramentas e movimentações do sistema, conduzido pelas servidoras do CEJUSC/TJ Caroline de Araujo Ascoli Freitas e Nataly Benjoino Ferraz Fraiham, o que contribuirá para a correta utilização do SAJ e diagnóstico da produtividade dos CEJUSCs.
Ao fim de 16 horas da ação formativa, que se estende até esta quarta-feira (8), os 26 participantes terão aperfeiçoamento teórico e prático para desempenho da função, de forma ética, humana e justa, e com observância de técnicas e ferramentas indispensáveis para o fomento de métodos consensuais no âmbito do Judiciário sul-mato-grossense.
Na verdade, o curso corrobora o compromisso do coordenador-geral do Nupemec e da Justiça Restaurativa, Des. Vilson Bertelli, de aprimorar o trabalho efetivado pelo Núcleo, visto que o permanente aperfeiçoamento dos mediadores e conciliadores é imprescindível para o alcance do aprimoramento do trabalho.
Além disso, o curso observa as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) normatizadas pela Resolução Enfam nº 7/2017, e as diretrizes curriculares da Resolução nº 125/2010/CNJ e da Resolução nº 6/2016/Enfam
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital