Geral
Escritor Fábio do Vale é novo imortal da Academia de Letras de MS
Cadeira de nº 14 teve como primeiro ocupante o saudoso acadêmico Jorge Antônio Siufi
Domingo, 17 Setembro de 2023 - 10:10 | Redação

Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira, 13, na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e coordenada pelo presidente acadêmico Henrique de Medeiros, a instituição elegeu o escritor e professor Fábio do Vale para ocupar a Cadeira nº 14, na sucessão do saudoso acadêmico Hermano de Melo. Referida Cadeira teve como primeiro ocupante o saudoso acadêmico Jorge Antônio Siufi.
Regularmente inscrito, conforme exigências estatutárias da Academia, e agora eleito por maioria de votação geral em plenário da Casa de Letras, o escritor Fábio do Vale, será diplomado e tomará posse solene como novo Imortal da ASL, em data a ser marcada, na mais tradicional entidade literária do Estado.
O novo titular da Cadeira 14 da ASL – Residente em Campo Grande, cidade onde nasceu, Fábio Pereira do Vale Machado é graduado em Letras e Pedagogia. Escritor e professor com doutorado e pós-doutorado em estudos de Linguagens, é autor das seguintes obras publicadas: O Refém do Abandono (romance), Candelabro Poético (poemas), A Voz e a Resistência Feminina na Obra Senhorinha Barbosa (romance), e Dificuldades de Aprendizagem na Infância (teórico).
Em coautorias, integra outras relevantes publicações e pesquisas. É coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade Insted. É professor dos segmentos universitário, pré-vestibular e também colegial, e pesquisador de Literatura Contemporânea e da América Latina.
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) – referência cultural do estado, sediada em Campo Grande, na Rua 14 de Julho n° 4653, Altos do São Francisco, a ASL comemorará, neste próximo mês de outubro, 52 anos de fundação, história e intensas atividades literoculturais, registrando, ao longo da sua existência, a fiel defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual.
A ASL, que – como a ABL – é composta por 40 Cadeiras, tem como finalidades principais: incentivar o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas nacional e estadual; realizar estudos dos problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo; buscar a maior aproximação entre os representantes da cultura nacional e estadual, estabelecendo e mantendo relações de intercâmbio com entidades culturais do país e do exterior; promovendo e participando de congressos, simpósios, seminários, conferências e palestras, bem como fomentando o desenvolvimento das belas artes, em qualquer das suas diversas manifestações. Maiores informações no site institucional: www.acletrasms.org.br .
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060